26 de abril de 2018

The Comeback

The Comeback (Inglaterra, 1978)

Diret Pete Walker
Com Jack Jones, David Doyle, Pamela Stephenson, Sheila Keith. 

The Comeback (ING, 1978)

Um belo desarranjo. Nick Cooper é um cantor pop recém saído de uma traumática relação afetiva. Ele deixa sua mansão para ir morar em uma suntuosa construção vitoriana sob os cuidados de um velho casal. Mas suas visões e sons noturnos podem estar levando Nick à loucura. Enquanto isso o corpo de sua ex-esposa, assassinada na mansão, apodrece pelas escadas! E enquanto ele paquera uma nova conhecida, uma velha senhora armada de foice vai matando os próximos de Nick. Então The Comeback é o velho truque de fazer o protagonista ir enlouquecendo e termina com "final scooby-doo"?... Mais ou menos isso: o diretor Pete Walker é daquela geração de diretores-diletantes (como Leone ou Scorsese) e teve uma curiosa carreira alternativa. Seus filmes de terror são aproximações a mitologia do gênero por "via externa", pela admiração de fã apaixonado, pela exploração de possibilidades formais.

Assim este The Comeback tenta uma forma-filme diferenciada partindo do clichê. Foi bem sucedido? Não muito. O filme já faz parte da decadência do thriller inglês que marcou época no início dos anos 70, mas a tentativa em invenções visuais rendeu um trabalho no mínimo curioso. Tem muito romance, com Nick tentando se ajustar a uma nova relação e alterna cenas de crime muito sangrentas formando um desarranjo bem interessante de se ver. 

Criando antipatia pelos personagens, o roadie Harry é um pervertido, o produtor (Doyle de As Panteras) se traveste secretamente, os velhos caseiros são francamente birutas (em clara referência a Frightmare) e incluindo scares alarmantes com as entradas da velha da foice, o filme alterna a grosseria típica de filmes B a elegância do cinema britânico em um mix datado. É risível em muita coisa, especialmente na justificativa de que a música pop corrompe a juventude!!! (em 1978?!), mas também apreciável em muitas outras coisas pelos fãs do cinema-esquisitice. Merece uma checada por ser uma curiosidade pouco citada e considerando a eterna elegância do pop inglês, The Comeback vale ponto como um raro "sleazy britânico"!

• As cenas violentas usaram sangue real, doado por um hospital!!! (trivia IMDB)
• O papel do cantor protagonista havia sido oferecido originalmente a Brian Ferry.
• Participação de Richard Johnson como o doutor que atende Nick.

Expectativa 💀💀   Realidade 💀💀

Downstairs para o suspense inglês?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário