30 de janeiro de 2017

Borgman

Borgman (Holanda, 2013)

Diret Alex Van Warmerdam
Com Jan Bijvoet, Hadewich Minis, Jeroen Perceval, Tom Dewispelaere, Elve Lijbaart.

Borgman

Teorema expandido! Intrigante e surpreendente suspense holandês. Camiel é um misterioso andarilho perseguido por um grupo formado em um vilarejo. Camiel e seus comparsas escapam, se dispersam e ele procura abrigo aleatoriamente pelas residencias em seu caminho. Finalmente consegue ajuda na casa de uma artista plástica onde pede um banho e uma refeição. Às escondidas do marido, a artista o acolhe. E o que a principio parecia um contato corriqueiro se torna uma infiltração gradual. Camiel passa a influenciar a mulher e implantar a intriga em sua família.

Lembrando Teorema de Pasolini e perfeito em sua construção pausada e cuidadosa, Borgman surpreende por não dar pistas fáceis. O desenvolvimento das ações de Camiel, que poderiam revelar apenas um marginal aplicando golpes em inocentes, ganha outros contornos no decorrer da ação. A infiltração é física e psicológica. Seria ele um vampiro social? O Mal se infiltrando gradativamente e ampliando sua rede de agentes? Alguns detalhes acrescentam toque sobrenatural, como pontos a serem ligados: um padre esta no grupo que persegue Camiel no início, animais obedecem seus comandos, ele surge do subterrâneo, ele aparece nos sonhos da artista como a famosa imagem do incubo (O Pesadelo de Henry Fuseli), mas também utiliza recursos químicos para dopar e envenenar suas vitimas. E as incisões cirúrgicas sugerem que a infiltração também pode ser uma contaminação. Uma contaminação social crescente e planejada. Em uma sequência chave, as crianças são "convertidas" em um subterrâneo e tomando um misterioso chazinho servido em uma caneca do personagem Tazmania (Diabo da Tasmânia!)

Irônico e elegante, Borgman consegue incomodar sem apelar à breguice histérica dos correspondentes no gênero thriller/terror. As poucas cenas de violência acontecem apenas no inconsciente da artista. Pode ser legal ver o filme mais uma vez e ligar mais pontos.

• Melhor cena surpresa: as cabeças enterradas no cimento!
• O diretor Warmerdam também esta no elenco como o "jardineiro" Ludwig. 

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈

Borgman
♪ I'm your borgman, I'm your borgman ♪

Nenhum comentário:

Postar um comentário