26 de janeiro de 2017

Os Meninos

Quien Puede Matar a Un Niño? (Espanha, 1976)

Diret Narciso Ibanez Serrador
Com Lewis Fiander, Prunella Ransome, Antonio Iranzo, Marisa Porcel, Miguel Narros.

Os Meninos

Não confie em ninguém com mais de 12 anos! Clássico do fantástico moderno. Casal de férias visita a ilha de Almantora no Mediterrâneo mas o local parece estranhamente deserto no momento de sua chegada. Somente crianças brincam nas redondezas. Quanto mais investigam, mais estranham a ausência de adultos no local. Os Meninos é simplesmente um dos grandes filmes do cinema fantástico moderno em um período em que muito se falou de forças malignas atuando sobre crianças (O Exorcista, A Profecia, entre outros).

Mas o diretor Ibanez não pretende deixar muito claro o motivo e apenas sugere que em todo desarranjo social que o homem provoca, são as crianças que mais sofrem. Sendo assim elas desenvolvem um elo (telepático?) e passam a eliminar os adultos na ilha. Será influência externa ou apenas autodefesa instintiva? E o grupo de crianças aumenta na medida em que o casal tenta desvendar o mistério e encontrar alguém. A produção é mediana (nem precisava de muita coisa para esse roteiro), mas a direção é perfeita na condução do suspense crescente. Imagine Os Pássaros, mas com crianças no lugar das aves! A sequência em que o casal visita as senhoras em uma casinha a beira da montanha é bastante similar aos pássaros de Hitchcock, se acumulando e preparando ataque.

Outro ponto de excelência é a trilha sonora modernista de Waldo De Los Rios que acrescenta demais ao filme. A sequência de abertura com cenas reais de documentários são especialmente assustadoras. Também foi exibido como A Ilha dos Malditos, traduzido de um de seus títulos de distribuição internacional e teve a merecida repercussão em nossos cinema, na época.
O diretor Ibañez tem pelo menos mais um bom suspense em seu currículo: The House That Screamed (1970).

• Melhor sequência: o cerco na delegacia, madrugada adentro.
• Prunella Ransome foi uma das grávidas abandonadas por Terence Stamp em Longe Deste Insensato Mundo.
• Lewis Fiander esteve em Câmara dos Horrores do Dr Phibes, faleceu em 2016, mas ninguém avisou.
• Baseado em novela de Juan José Plans.
• Teve uma mediana refilmagem em 2012, Come Out and Play/Juegos de Niños.

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈😈

Os Meninos

Nenhum comentário:

Postar um comentário