15 de setembro de 2021

Os Meninos - a novela que originou um dos maiores filmes do fantástico moderno!

Os Meninos
Diante deles, a poucos passos, os pequenos encolerizados eram semelhantes a seres produzidos pelas mais loucas alucinações. Os rostos, deformados pela ânsia de matar, pareciam máscaras demoníacas. A gritaria era ensurdecedora.

• O trabalho mais famoso do escritor espanhol Juan José Plans, especialmente por causa do sucesso/repercussão do filme adaptado da obra
Partindo de uma narrativa em blocos curtos e diretos, como uma montagem cinematográfica nervosa, o autor faz seu texto correr sem floreios ou atenuações, até se entregar à aventura principal, o pesadelo vivido pelo casal Malco e Nona em sua visita a uma ilha próxima à costa para uma temporada de férias. O suspense se instala imediatamente, pois não há adultos à vista, apenas algumas crianças aparecem ocasionalmente. Logo descobrem que, por alguma razão pouco explicada, os jovens estão assassinando os adultos do local. E a narrativa se mantém enxuta na gradual constatação da situação e inserção sutil de detalhes macabros.

Se a lata tivesse parado alguns centímetros adiante, atrás do balcão e não ao lado de Malco, ele teria visto o corpo de uma mulher estendido no meio de um charco de sangue, seco e negro. A mulher mutilada estava coberta de moscas.

A crueza retilínea sacrifica uma possível exploração atmosférica dos conteúdos e situações ótimas, mas também serve a atenuar a necessidade de uma explicação mais consistente, e entre as possibilidades aventadas pelo protagonista, insere-se como uma possível explicação (dispensada no filme) a teoria de um médico de que a natureza tem seus próprios meios de equilíbrio e os empregará da forma como melhor lhe convier.

Essa batalha biológica a própria natureza já organizou, buscando seus fins, há muitos séculos, desde tempos imemoriais. Precisamente para conservar e tornar factível o equilíbrio ecológico. No fundo, a única coisa que fazemos é imitar a natureza.

Os Meninos se vale de um início corriqueiro e vai pontuando a ação de detalhes macabros até se entregar à aflitiva fuga final. Um notável slow burn literário. Pena que a tradução da Artenova (que teve uma linha editorial muito importante) seja deficiente.

Leitura Radical
Muito curto, podia ter desenvolvido situações.
Leitura Passional
Direto e contundente. Um pequeno clássico de sua era.
_________________
Os Meninos
El Juego de Los Niños, Juan José Plans, 1976
Editora Artenova, Rio de Janeiro, RJ, 1977
212 páginas

Quien Puede Matar a un Niño?

Nenhum comentário:

Postar um comentário