13 de setembro de 2021

Censor

Censor (Reino Unido, 2021)

Diret Prano Bailey-Bond
Com Niamh Algar, Nicholas Burns, Michael Smiley, Sophia La Porta, Vincent Franklin, Adrian Schiller, Clare Holman.

Censor

Se é Nasty, é bom. Primeiro longa da diretora galesa Prano Bailey-Bond, Censor é um drama fantástico meio em circuito fechado. Passado na febre britânica pela censura aos video nasties, conta o tormento da jovem Enid, que trabalha como revisora e censora de "conteúdo impróprio" nos filmes que circulam livremente no mercado de VHS.

Enid vive um drama com os pais pela perda de sua irmã mais nova, desaparecida em brincadeiras na floresta, e nunca encontrada pelas autoridades. Quando Enid assiste a Don't Go in the Church, um slasher de crimes na floresta, começa a se identificar com a situação fictícia, que remete ao desaparecimento da irmã, e passa a sondar o produtor e a equipe de filmagem. É possível que sua irmã caçula tenha se envolvido na produção desse filme. Por sua semelhança com uma das atrizes, Enid passa a sondar o produtor Doug Smart e se envolve obstinadamente na demência e violência das produções de terror, seus produtores inescrupulosos e elenco de desvirtuados. Mas será que os julgamentos de Enid estão distorcendo a realidade e as coisas pavorosas estão apenas em sua percepção?

Censor faz então uma divertida inversão de realidades que coloca os incomodados com a "violência nas artes" como os mais perigosos agentes da desinformação, das retaliações e do caos social. Em uma situação paralela, comenta-se o crime de um pai de família que repetiu as cenas de um filme de terror que Enid havia liberado sem cortes. A imprensa e a sociedade começam a persegui-la como culpada pelo crime. Em sua insegurança e instabilidade, Enid é levada a uma busca insana por mecanismos de controle na tentativa de restaurar a ordem à sua volta.

A história dos nasties e dos equívocos de censura em toda a história do cinema, e em relação aos filmes de terror especialmente, poderia ter rendido um filme muito mais rico e contundente. A opção pela narrativa exclusivamente pelo ponto de vista de da protagonista foi um pouco restritivo, mas ainda assim, Censor satisfaz pelo tema e pela opção à discrição dramática.

• Entre clips e citações, Frightmare, Driller Killer e Nightmare in a Damaged Brain.
• A figura do produtor Doug Smart é claramente inspirada em Pete Walker.
• Melhor cena: empalamento oral com o troféu!

Expectativa 🪓🪓🪓       Realidade 🪓🪓🪓

Censor

Nenhum comentário:

Postar um comentário