23 de setembro de 2021

Maligno

Malignant (EUA, 2021)

Diret James Wan
Com Anabella Wallis, Maddie Hasson, George Young, Michole Briana White, Jean Louisa Kelly, Jacqueline Mackenzie.

Malignant

Basket Case high-tech. James Wan voltou aos filmes de terror com este idôneo Malignant, um filme que talvez não corresponda às expectativas, mas que também não faz feio. Nas tentações do mercado acelerado na cultura do click-assiste-e-esquece, o filme mais parece uma confirmação de que o diretor ainda se mantem interessado no terror que o consagrou do que em propor alguma novidade. Malignant explora aquela vertente de "irmão bom, irmão mau", como em Sisters, Basket Case, Inocente Face do Terror, por exemplo, e a atualiza para a pirotecnia digital do cinema moderno.

A história conta o drama de Madison Mitchell, e seu trauma pela gravidez perdida já em estado avançado. Madison teve uma infância problemática em uma família adotiva e não se lembra da fase pré-adoção. Algo ligado a Gabriel, um suposto gêmeo xifópago, está envolto e mistério nas lembranças da moça e quando os médicos responsáveis pelo caso começam a ser violentamente assassinados, Madison tem visões dos crimes, tornando-se a principal suspeita pelas mortes.

Com domínio técnico e narrativo invejáveis, Malignant é terror-pipoca, mas é classe A. Se o roteiro apela a situações duvidosas, cabe à fotografia sustentar o drama em uma estética impecável que hipnotiza a visão a cada cena, fazendo do filme uma ilustração viva! Repleto de situações interessantes, Malignant se constrói gradualmente por momentos marcantes, como a revelação nas fitas de vídeo, a perseguição pelo detetive, a matança no cárcere, e tem um vilão apavorante em suas ações de contorção corporal e violência desmedida. 

Seu ponto fraco é que o notável profissionalismo lança um véu de previsibilidade que quase anestesia os sentidos, mas Wan é um diretor que sabe o que faz e o filme escapa bravamente das armadilhas tecno-exibicionistas para se manter muito bem com a evolução dramática dos personagens. Só escorrega naquele duvidoso final brega de "o amor salva tudo", mas até lá a satisfação é garantida.

• Melhor cena: Gabriel revelado na gravação VHS.
• Show técnico: a luta em 360º na delegacia.
• Morte linda: o marido tranqueira de pescoço virado.
• Matança geral: encarcerada com as detentas.
• Hitchcock redux: a ótima cena superior pelos cômodos da casa.
• Único tropeço: o final "arco-íris".

Expectativa 👿👿👿      Realidade 👿👿👿

Malignant

Nenhum comentário:

Postar um comentário