1 de agosto de 2019

Uma Bruxa no Mar da Irlanda - era uma vez uma fábula celta

Em tempos remotos, a lagoa que ficava próxima a ponte de Thuar, na Irlanda, estava infestada por um terrível animal em forma de dragão, que assolava todo o Duffrey, desde Kilmeashil até Moghurry. O rei dessa parte do país não sabia o que fazer. A respiração do dragão era tão forte que era capaz de atrair um cavalo para o interior de suas goelas, unicamente respirando à distância de cinco quilômetros da lagoa.

• Encantadora coletânea de contos folclóricos irlandeses em formato de fábulas. Alinhando narrativas mágicas irreais, Uma Bruxa no Mar da Irlanda traz quinze contos de morais diversas. Alguns caracterizados como simples fábulas situacionais como O Pescador que Casou com uma Foca, ou A Rabugenta e o Preguiçoso. Em O Homem da Lanterna, o protagonista, rejeitado pelo Céu e pelo Inferno, é condenado a vagar pela Terra dando origem à lenda de Jack Of Lantern. Outros contos são pontuados por episódios absurdamente irreais e simbólicos em sua desenfreada fantasia. A maioria das histórias trata de feitos heroicos e românticos e destaca virtudes básicas como bravura ou a esperteza na solução das aventuras. Muitas são carregadas de simbolismos imagéticos.

Cod ficou maravilhado ante as circunstâncias daquelas pombas emergirem da água e voarem a tal altura. Vestiu a sua capa e entrou no lago, até chegar ao centro. Aí, ao baixar, encontrou um grande castelo situado debaixo das águas mais profundas. Entrou no castelo e descobriu uma jovem virgem sozinha que estava sentada com uma vara branca numa das mãos e uma faca na outra. Cada três ou quatro minutos cortava um pedacinho da madeira da estaca. O pedacinho convertia-se numa pomba que escapava através da chaminé e surgia à superfície do lago. 

O desprendimento ao realismo é o que caracteriza os contos e fábulas, e assim temos uma profusão de animais falantes, tarefas impossíveis, cavalos que galopam sobre os mares, castelos submarinos, gigantes, druidas, bruxas e feitiços, em códigos folclóricos anteriores à formalizações literárias e à cultura de massa.

O jovem seguiu viagem. Chegando a uma pitoresca praia e enquanto nela passeava, viu um urso, um ouriço e um falcão. Os três animais disputavam entre si, uma ovelha morta. Ao ver Sean gritaram-lhe:
– Sê muito bem vindo Sean, filho do pescador da famosa Kinsale, do mar da Irlanda. Temos aqui uma disputa muito séria... Queres ajudar-nos a resolvê-la?

O que pesa na edição é o formalismo do texto clássico-retrô. É discutível que o formato literário não seja o suporte ideal às fábulas aqui destacadas, que deveriam ter melhor rendimento na tradição oral, teatral ou audiovisual. Seja como for é um registro interessante de um material folclórico que vem recebendo questionável embalagem "pop" nas revisões contemporâneas.
Completam a edição onze contos indianos extraídos de diversas procedências (Mahabharata, Visnulurana e outras).

🎃
Leitura Radical
O formalismo textual deixa a desejar como registro das fábulas.

Leitura Passional
Pioneiríssimo na valorização de folclore celta!

Uma Bruxa no Mar da Irlanda
O Rei com Orelhas de Cavalo
A Casa Mágica do Rochedo
História do Pescador que Casou com uma Foca
O Homem da Lanterna
O Dragão da Lagoa
A Espada de Luz do Castelo Negro
A Feiticeira Amarach
O Cavaleiro Desconhecido
O Lago Encantado
A Rabugenta e o Preguiçoso
Os Mágicos da Ilha Verde
Três Fantasmas Jogam Futebol
O Que Está Escrito no Livro dos Magos
Os Três Gigantes
____________________________
Uma Bruxa no Mar da Irlanda • Tom Kanadi
Clube do Livro, São Paulo, SP - 1973
150 páginas

Uma Bruxa no Mar da Irlanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário