22 de julho de 2019

Um Sussurro nas Trevas

Lovecraft


As blasfêmias que apareceram na Terra, ao que tudo indicava, eram oriundas no negro planeta Yuggoth, nos confins do sistema solar; que por sua vez, era apenas o posto avançado de uma pavorosa raça interestelar.

• Depois de Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft deve ser o autor mais reeditado em nosso mercado. Um Sussurro Nas Trevas foi título de uma coletânea lançada pela Francisco Alves no início dos anos 80 (na série Mestres do Horror e Fantasia), mas nas inúmeras reedições posteriores das coletâneas de obras do autor esse conto não é frequente. A primorosa edição da Hedra disponibilizou esse conto de forma avulsa e acompanhado de extras muito interessantes.

Utilizando eventos reais como adições à narrativa, o conto narra o cerco a que o professor Henry Akeley é submetido por supostas criaturas vindas de outro planeta em busca de minérios terrestres. O professor Akeley se torna alvo do interesse dos aliens por pesquisar demais e descobrir demais. Suas descobertas narradas nas cartas para Albert Wilmarth vão se tornando progressivamente aterradoras e acabam por levar o correspondente à clássica "conclusão inconclusiva", bastante recorrente na obra do autor.
Lovecraft faz uma ponte entre crenças populares oriundas da tradição folclórica e a posterior literatura de ficção científica, sugerindo até a conivência de humanos com as atividades dos alienígenas na Terra.

Fui levado a esses estudos pelas antigas histórias que eu costumava ouvir de fazendeiros idosos e rústicos, mas hoje penso que teria sido melhor deixar o assunto de lado. [...] Sei muito bem que histórias raças ocultas são tão antigas quanto a humanidade [...] mas o essencial é que tenho certos indícios de que coisas monstruosas de fato habitam os bosques das colinas mais altas às quais ninguém se aventura.

Também nos pareceu claro que existiam alianças elaboradas e ancestrais entre as criaturas siderais e certos membros da raça humana. Qual era o alcance dessas alianças e em que estado encontram-se hoje, quando comparadas às épocas passadas, não havia meios de descobrir. 

Curiosamente a narrativa cria um estado de torturante apreensão pelo distanciamento da ação real que é narrada nas correspondências entre os protagonistas. Como se estivéssemos ouvindo uma narrativa alarmante e de imediato perigo, mas revelada por terceiros! O efeito é eficientíssimo na construção de suspense, porém perde a chance a uma dramaticidade mais imediata e acentuada. E ainda temos a fugidia sugestão de que as alianças entre terráqueos e alienígenas enveredam pelo sobrenatural. Sugestão que aparece nas gravações de conversas entre os aliens e seus comparsas humanos em adoração a um certo Bode Negro do Bosque!!! Citando o Necronomicon e a era de Cthulhu, Um Sussurro Nas Trevas é um dos contos essenciais à obra do autor.

Quanto aos extras, Vermont - Uma Primeira Impressão, é uma matéria escrita por Lovecraft sobre sua visita ao estado de Vermont, que revela um curioso tradicionalismo e até certa misoginia do autor! O Sussurro Reconsiderado, é uma matéria considerando os altos e baixos das opções narrativas do conto, feita pelo também escritor Fritz Leiber, e publicada em 1964.

📖
Leitura Radical
Muito distanciado da ação central pela narrativa via cartas.

Leitura Passional
Lovecraft é insuperável!
_____________________________________

Um Sussurro nas Trevas

The Whisperer in the Darkness - H. P. Lovecraft, 1930
Editora Hedra, São Paulo, SP, 2012
145 páginas

Um Sussurro Nas Trevas

Nenhum comentário:

Postar um comentário