13 de julho de 2019

Night of Fear

Night of Fear (Australia, 1973)

Diret Terry Bourke
Com Carla Hoogeveen, Norman Yemm, Mike Dorsay.

night of fear

Só faltou uma serra! Raridade pouco citada que teve sua chance de reconhecimento nestes tempos de acesso digital. É uma produção australiana feita para a TV (só tem 50 minutinhos) e pertencente a uma série chamada Fright, que não foi adiante. A julgar pelo conteúdo demente deste Night of Fear, é facilmente compreensível porque esta proposta de série destinada a TV não teve continuidade. O filme narra o pesadelo de algumas garotas sequestradas por um maníaco que vive na floresta e são aprisionadas em um velho barracão.

E o filme é isso! Uma situação agoniante e claustrofóbica narrada com apuro visual e inventividade. Simplesinho, experimental e quase amador, porém repleto de conteúdo estético. Uma pequena e notável fábula de terror.

Agora, a virtude maior e o destaque maior é por conta da incrível semelhança com o clássico Massacre da Serra Elétrica, feito no ano seguinte! Em suas invenções estéticas, Night of Fear aponta diretamente a inúmeras situações, ângulos, enquadramentos e trilha sonora, do filme de Tobe Hooper. Da ausência de diálogos à gritaria da protagonista, e até a flagrantes como a perseguição pela mata, os closes insanos, a exploração do barracão pela protagonista e os arranjos de objetos, muita coisa remete a Chainsaw Massacre, como se esse fosse uma versão revista e melhorada de Night of Fear.
Também é notável pela aparência encardida característica do melhor que se faria no exploit australiano além de ousadias, como as taras ritualísticas e o maníaco se excitando enquanto sua vitima é devorada por ratos! Uma bizarrice cult a ser descoberta.

• É possível que tenha influenciado o clássico de Tobe Hooper?... Felipe Preto acha que sim e muito! Mesmo considerando que Night of Fear (filmado em 1972) tenha tido problemas com censura, distribuição e exibição, as semelhanças estão lá....
• Hoje está referenciado como o primeiro filme de terror do exploit australiano (ozploitation).
• O diretor Terry Bourke tem outras curiosidades a se conferir no fantástico, como Inn of the Damned e Lady Stay Dead.

O que fazer com a cotação em um caso desses?
Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈      Raridade 😈😈😈😈

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário