9 de julho de 2019

O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares - o melhor lugar-comum

Orfanato da Senhora Peregrine


Os filhos peculiares de pais normais geralmente sofrem abusos e são rejeitados dos modos mais horríveis que se pode imaginar. Não faz muitos séculos que os pais de crianças peculiares simplesmente aceitavam que  seus verdadeiros filhos tinham sido trocados por fadas, por crianças encantadas e malignas.

• Se a literatura fantástica produzida pela nova geração de talentos fosse um bolo, o livro de Ransom Riggs seria a cereja? Exagero? Sem dúvida o romance é um dos grandes do fantástico moderno em sua simpatia e encanto ligeiramente macabro.

Contando a história do jovem Jacob, que ouve pelo avô Abraham Portman, conversas sobre monstros, terras distantes e os poderes dos peculiares, Riggs faz um alinhamento de lugares-comuns das narrativas fantasiosas de forma até meio perigosa. É fácil reconhecer clichês a cada capítulo, a cada surpresa e a cada reviravolta. A suspeita é tanta que só podemos supor que o autor fez isso de forma intencional na busca da recorrência. Sendo assim é possível concluir que Orfanato é mais ou menos um "livro faz de conta" enquanto criação literária! Então temos um grande painel incluindo fendas dimensionais, excluídos sociais, inimigos com planos de dominação, segredos revelados na história dos peculiares, final scooby-doo e o clássico dilema do protagonista em ficar morando com os novos amigos e ajudá-los ou voltar à sua vida normal.

Nove anos atrás, ele jurara que o orfanato em que vivera era protegido por uma "ave que fumava cachimbo". Aos sete anos eu tinha entendido isso literalmente, mas a diretora na foto fumava um cachimbo e seu nome era Peregrine, como falcão-peregrino.

O ataque sofrido pelo avô, por um dos monstruosos etéreos, é o gancho que lança Jacob na aventura e o leva ao país de Gales e a descoberta dos restos do antigo orfanato da sta. Peregrine, destruído em um bombardeio na Segunda Guerra. Segue-se uma sucessão de consequências, descobertas e viagens temporais, das quais o autor aproveita o máximo na descrição visual e atmosférica, sem perder a chance de inserir situações macabras.

Aproximei-me ainda mais e olhei com mais atenção, percebendo que não eram frutas e legumes afinal de contas, mas sim órgãos. Cérebros. Pulmões. Olhos. Todos conservados em uma espécie de formol caseiro, o que explicava aquele fedor terrível. Dei um grito e me afastei deles indo para o escuro, enojado e intrigado ao mesmo tempo. Que espécie de lugar era aquele?

Com seu texto leve e rápido, o livro desfila inúmeras sequências fantasiosas sem a menor reserva em uma estrutura obviamente cinematográfica e que ainda deixa, no epílogo, a porta aberta para uma sequência. Um dos melhores destaques da obra é a inserção das fotos antigas que dão sabor especial e uma consistência incrível à fantasia.
E como toda obra orientada ao mercado contemporâneo, Orfanato teve seus desdobramentos à exaustão. Os dois livros seguintes seriam inevitáveis à composição de uma trilogia, mas os questionáveis quarto livro e um livro de contos, talvez tenham extrapolado o boleto, a prateleira e o esforço criativo.

📚
Leitura Radical
Reunião de lugares comuns.
Leitura Passional
Impossível não embarcar no "faz de conta literário".
__________________________________

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares 

Miss Peregrine´s Home For Peculiar Children -  Ransom Riggs, 2011
Editora Leya, São Paulo, SP, 2012
330 páginas

orfanato da sra peregrine para crianças peculiares

Nenhum comentário:

Postar um comentário