14 de julho de 2019

Uma Noite de Crime

The Purge (EUA, 2013)

Diret James DeMonaco
Com Ethan Hawke, Lena Headay, Max Burkholder, Adelaide Kane, Edwin Hodge, Rhys Wakefield.

the purge

O sonho higienista. Sufocante suspense B que se deu bem no mercado com sua premissa fantasiosa e polêmica. O expurgo (purge) é uma noite anual instituída pelas autoridades em que todo a ação criminosa é permitida. Com isso o Estado pretende dar vazão a tensões reprimidas. Um momento de expurgo de todo o mal reprimido socialmente. Mas a verdade é que as 12 horas da noite do expurgo servem mais aos desafetos sociais e permissão velada à paranoia higienista das classes dominantes do que seu discurso faz supor!

Ethan Hawke é um vendedor de sistemas de segurança residencial que está em um período de sucessos de vendas devido às noites de purge. Mas quando sua família dá abrigo a um perseguido, sua casa é sitiada e ameaçada pelos praticantes armados. Independentemente de discursos e posturas críticas, The Purge é um suspense de primeira com sua violência assustadora. Apesar de fantasioso e cheio de furos questionáveis, o argumento é suficientemente polêmico e naturalmente gerou sequências. O diretor DeMonaco voltou então com The Purge: Anarchy (2014), trocando a ação claustrofóbica pelo confronto outdoor. A premissa, que une personagens à deriva pelas ruas a um ex-policial em busca de vingança, aprofunda a ideia de que a intenção por trás da proposta do expurgo na verdade serve a interesses políticos e de controle social.


DeMonaco completou a trilogia de forma adequada com The Purge: Election Year (2016). Aqui a ação se concentra sobre uma senadora, proponente do fim da noite de expurgo. Sua popularidade aumenta e as intenções de voto apontam à sua vitória. Por isso, seus rivais políticos farão com que ela se torne o principal alvo dos grupos armados em ação pela madrugada.

Naturalmente que, a situação episódica da premissa da série renderia variações como a série de TV e a prequel First Purge (2018). Centrando aqui a ação em uma comunidade negra e reunindo moradores, traficantes e gangues, First Purge, dirigido por Gerard McMurray, faz uma conexão com o cinema black power. E acentua a ideia de que a noite de expurgo é realmente uma manobra do estado para repressão e controle social.
Apesar de resvalar na comicidade absurda dos argumentos, os filmes são muito eficientes por suas implicações e discussões possíveis, pelas teorias conspiratórias, por se incluírem na linha da distopia sem recorrer ao apocalipse. E também pela distribuição por um grande estúdio.

• Referencia inevitável: Straw Dogs (The Purge)
• Inversão inesperada: as classes abastadas são a real ameaça (The Purge)
• Referencia inevitável 2: Warriors (Purge Anarchy)
• Hilário assustador: milionários armados caçam pobres (Purge Anarchy)
• Melhor demente ever: Skeleton (First Purge)
• E a série foi em frente com Forever Purge.

Placar Black Phillip 
Purge   Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈
Purge Anarchy   Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈
Purge Election Year   Expectativa 😈   Realidade 😈😈😈
First Purge   Expectativa 😈   Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário