16 de outubro de 2021

Uma Noite de Crime: A Fronteira

The Forever Purge (EUA, México, 2021)

Diret Everardo Gout
Com Ana de La Reguera, Josh Lucas, Tenoch Huerta, Cassidy Freeman, Leven Rambin, Alejandro Edda, Will Patton, Will Brittain.

Forever Purge

Esta cidade está tomada pelos verdadeiros patriotas americanos.

Não há nada que não possa ser piorado! Suspense bacana que dá sequência à saga Purge como o quinto filme. A variação agora é que grupos armados por todo o país se organizaram para estender a noite Purge indefinidamente até a limpeza da nação! Centrando o drama no conflito racial na fronteira do México, o filme apela a insatisfações muito atuais no tocante à intolerâncias étnicas, sociais e políticas. E enquanto os filmes anteriores caracterizavam a ação como premeditada por grupos dominantes, agora são os dominados que também participam da matança permitida.

Não há muito o que acrescentar às bases da série e Forever Purge acaba se tornando um filme na linha dos apocalípticos quando aparentemente todo os EUA parecem ter se tornado um campo de batalha. A narrativa se concentra em uma família de fazendeiros e seus empregados mexicanos que precisam se unir e fugir da violência descontrolada e grupos organizados. Na fuga para o México, o filme remete às velhas aventuras de faroeste com a fuga pelas autoestradas, mas alguma coisa não se encaixa muito bem entre a xenofobia disfarçada sob discurso patriótico e a insatisfação dos oprimidos que aderem às armas. A ação conjunta das duas motivações parece servir apenas como justifica para futuras variações de roteiro.

A curiosidade que salta (negativamente) é que na falta de novidade na trama, a ação dramática acaba ficando anestesiada de alguma forma. Não impressiona como antes, mas ainda diverte em sua tensão narrativa. Forever Purge é mais do mesmo, bem encenado e dinâmico, especialmente na caçada final, com algo que remete aos westerns. Resta a oportuna contundência de um suspense bastante afinado aos discursos politizados na mídia e fora dela.

• Aflição: a armadilha que prende Adela!
Mad Max: a rápida caçada ao caminhão na estrada.

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈

Forever Purge

Nenhum comentário:

Postar um comentário