5 de outubro de 2021

La Setta

La Setta (Itália, 1991)

Diret Michele Soavi
Com Kelly Curtis, Herbert Lom, Michell Adate, Mariangela Giordano, John Morghen, Carla Cassola, Tomas Arana.

La Setta


Diretor temporão. Terror do cultuado Michele Soavi que cumpriu uma notável carreira, infelizmente fora dos eixos temporais da produção italiana. Conta sobre o crescente tormento de Miriam, uma professora de primeiras séries que acidentalmente atinge um andarilho na estrada e assume o socorro à ele. Na insistência do misterioso senhor (o veterano Herbert Lom) em não ser atendido por médicos ela acaba por levá-lo à sua casa para repouso, sem saber que ele lidera uma seita de satanistas.

La Setta é um daqueles casos de impossível classificação por seu resultado incomum, por suas virtudes e até por suas falhas. Assim como a carreira do diretor Soavi, o filme ficou historicamente desconectado dos períodos clássicos do pop italiano, mas tem uma excelência tal em realização que merece toda a atenção sem reservas. As liberdades fantasiosas permeiam a narrativa com naturalismo e quando os porões da casa da professora conectam galerias de tempos imemoriais, o filme mergulha incondicionalmente em elementos surreais. O problema é que essa fantasia desmedida conflita com a foto naturalista de externas reais. Pode ter sido intencional e uma manobra ao estranhamento, ou pode ter sido condição de uma produção indulgente. O fato é que o filme consegue uma aura de estranhamento e suspensão que lhe favorece demais e desconcerta constantemente pela ausência de referências no próprio gênero e até na carreira do diretor.

Dessa forma, é notável a opção por elementos estéticos contemporâneos que desconectam o filme das sombras expressionistas de Deliria (O Pássaro Sangrento) ou a construção gótica de La Chiesa (A Catedral). Considerando que o filme seguinte de Soavi seria o delirante Dellamorte Dellamore, este La Setta fica em sua carreira como um exercício único, uma busca por originalidade estética em um gênero que geralmente recorre a imagens e situações conhecidas pelo público. Assim, até o roteiro escapa ao óbvio nas pistas e construções de sua trama e do cerco em volta da protagonista, que pode ser escolhida como a mãe do Anticristo.

• Cena bizarra: o pelicano saindo do poço e a inseminação de Miriam.
• Destaque à brutal e famosa cena da extração facial pelos ganchos de ferro! Cacildis!
• Kelly Curtis é filha de Tony Curtis e Janeth Leigh. Irmã de Jamie Lee Curtis.
• Tem relações evidentes com O Bebê de Rosemary.
• Um dos últimos filmes do veteraníssimo Herbert Lom, ator de longa relação com o cinema fantástico.
• Participação de Mariangela Giordano fazendo o que sabe: pelada e mutilada.
• Em inglês: The Devil's Daughter.

Expectativa 👿👿     Realidade 👿👿👿

La Setta
É original, mas ninguém aguenta uma referenciazinha....

Herbert Lom
Herbert Lom [1917 - 2012]

Nenhum comentário:

Postar um comentário