3 de outubro de 2021

Chernobyl Diaries

Chernobyl Diaries (EUA, 2012)

Diret Bradley Parker
Com Jonathan Sadowski, Devin Kelley, Jesse McCartney, Olivia Taylor Dudley, Dimitri Diatchenko, Nathan Phillips, Ingrid Bolso Berdal.

Chernobyl Diaries


Roteiro em Murphy. Terror previsível, mas incrivelmente envolvente em sua ambientação. Paul e Chris são dois irmãos em viagem pelo leste europeu com as namoradas. Juntam-se a eles Michael e a esposa Zoe e quando conhecem o guia Uri este lhes promete uma visita guiada à Prypiat, cidade que fora habitada por trabalhadores de Chernobyl. Com toda a região abandonada depois do famoso desastre com o reator, o grupo pode ter uma excursão incomum às habitações abandonadas há décadas.

Mas, seguindo a cartilha Murphy de roteiristas, tudo o que poderia dar errado vai dar errado, e o grupo fica sem transporte e sem comunicação ao cair da noite. Poderiam simplesmente esperar pela manhã e partir? Sim, mas logo descobrem que a região é habitada por animais perigosos e, pior ainda, descobrem que os habitantes não parecem ter sido totalmente recolhidos mesmo depois do acidente e da contaminação!

Chernobyl Diaries é um daqueles casos de filme que navega no absolutamente conhecido e previsível, e nem tenta variação nenhuma no velho formato do passeio que vira luta por sobrevivência, mas consegue um resultado tão eficiente que não tem como não gostar! Com uma narrativa que mistura filmagens naturalistas, como em um found-footage, e captura nervosa com muita câmera solta, o diretor (técnico em efeitos especiais) cumpriu um filme angustiante e realista como poucos. 

Com filmagens em espaços abandonados pela Sérvia e Hungria, o aspecto atmosférico é a grande estrela da produção e é isso que sustenta a fita, pois depois da metade a aventura perde o mistério inicial e se entrega a uma simples fuga pelas belas e decrépitas construções e espaços abandonados da velha cidade. Mas se faltou imaginação ao roteiro, o filme se justifica como uma visita a parque temático, composto pelo ótimo show estético e a autenticidade apavorante das ambientações.

• Grande susto: os cachorros pulando na van!
• Pergunta mala: com tanto careca, por que a menininha misteriosa tem cabelo?
• A conferir do diretor, The Evil Below.

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

Chernobyl Diaries

Nenhum comentário:

Postar um comentário