17 de agosto de 2019

Amores Canibais

The Bad Batch (EUA, 2016)

Diret Ana Lily Amirpour
Com Suki Waterhouse, Jason Momoa, Jayda Fink, Keanu Reeves, Jim Carrey.

the bad batch

O outro lado da fronteira. Alternativa e inesperada aventura apocalíptica. Garota marginalizada é levada a um grande cárcere em região desértica onde terá que se envolver nas comunidades ali formadas. Um dos grupos formados na região é de canibais que aprisionam pessoas e as mutilam como alimento. Aventura alternativa (mas alternativa mesmo) que assume como princípio a rejeição de todas as fórmulas fílmicas possíveis.

Então esqueça todas as convenções e expectativas. The Bad Batch vai para o outro lado desde a abertura com a jovem Arlen sendo levada por autoridades para o cárcere a céu aberto no chamado "Lote Estragado" (que tanto define a região quanto seus habitantes) onde os encarcerados/excluídos sobrevivem como podem. Alguns formam comunidades miseráveis, outros literalmente pilham a carne alheia. Alguns até mesmo vivem no luxo como o bem-sucedido personagem de Keanu Reeves que enriquece proporcionando lazer alienante aos locais. Em clima de pós-apocalipse e com poucos diálogos o filme segue a trajetória de Arlen (a única personagem que tem nome) que escapa depois de mutilada (sem um braço e uma perna!!!) e é perseguida por Jason Momoa, um cubano de tetões tatuados.

O cuidado maior do filme é justamente escapar ao clichê e assim tudo o que poderia ser dinâmico ou violento ou carregado de suspense e drama é subvertido (mas jamais diluído) em uma narrativa de ironia suprema. Dessa forma, destacam-se cenas que resvalam no risível como a fuga de Arlen deitada em um skate ou a muito longa sequência de viagem lisérgica que simplesmente aciona um delay fotográfico como "efeito sensorial". The Bad Batch é anti-cinema! Aventura sem dinâmica. Mutilação que não mata. Perseguição sem pressa. Suspense relaxado. Um show de cinema-pegadinha. Uma radiografia social implacável que termina na constituição da família mais improvável possível. 

• Participação cult de Jim Carrey como o solitário andarilho que faz filés de corvo!
• Da mesma diretora de Garota Sombria Caminha Pela Noite.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

Aprendendo jokenpo com a mão esquerda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário