Simon, King of the Witches (EUA, 1971)
Elenco Andrew Prine, Brenda Scott, George Paulsin, Herbert Winters, Norman Burton, Ultra Violet, Angus Duncan.
Paz, amor e bruxaria. Esse é um estranhíssimo suspense sobrenatural sobre bruxaria que tentou escapar dos clichês manjados e realmente conseguiu uma rara e ousada originalidade, pena que o nível B o tenha mantido no circuito dos alternativos de época. Mas não custa uma conferida pelos interessados nas esquisitices underground da Nova Hollywood.
Simon é um feiticeiro vivendo à margem, vive em uma galeria de escoamento de águas e vagueia pela chuva quando os espaços urbanos estão desertos de gente. Em suas raras ocasiões de contato social, faz previsões e recolhe algum dinheiro. Quando é tapeado por um playboy, decide dar o troco e parte para a vingança em uma ação que também traz aprendizados em seus exercícios no sobrenatural.
"Estranho" é o termo para definir o filme e no pop fantástico, estranho tanto pode ser virtude quanto depreciação. Em Simon, King of the Wizards é os dois! O filme ganha a atenção logo na abertura com quebra de quarta parede e o protagonista se apresentando para a câmera! Segue por um clima inusitado, entre a farsa e o suspense consistente. Andrew Prine, no papel o feiticeiro, parece levar o personagem como um bufão, com ironia ao mesmo tempo em que se entusiasma com os aprendizados e conquistas que o acaso lhe possibilita. Entre ousadias e incertezas de roteiro temos, uma cerimônia wicka com nudez frontal, um encontro gay, a invocação de um força luminosa que Simon não controla, a paixão por uma jovem, interrompida tragicamente por uma overdose, e a originalidade do personagem, que não é absolutamente poderoso, mas usa de sua sedução para ampliar os saberes e poderes.
A sensação final é de que o filme teve carta branca em excentricidade, mas não soube muito bem o que fazer com suas liberdades. Fica na história como uma iguaria macabra, um cult de baixa voltagem, mas que ainda assim merece uma checada pela representação de uma época incomum e o imbatível charme barato dos filmes B.
• Inusitado: Simon pede para o amigo colher sêmen em um copinho para um feitiço!
• Momento 2001: a sequência psicodélica com Simon entrando pelo espelho! Far out, man!
• Enigma final: "O que aprendemos aqui? A morte é apenas temporária. Pensem nisso por enquanto"
Expectativa 😈😈 Realidade 😈😈




Nenhum comentário:
Postar um comentário