9 de janeiro de 2026

A Hora do Mal

Weapons (EUA, 2025)

Diretor Zach Cregger
Elenco Julia Garner, Josh Brolin, Cary Christopher, Benedict Wong, Amy Madigan, Alden Ehrenheich, Austin Abrams, Whitmer Thomas, Callie Shuttera.

Weapons - Hora do Mal
Slow burn de respeito. Exemplar terror e suspense em progressão narrativa. Do mesmo diretor de Barbarian, mais uma vez testando (e aprimorando) a estrutura de narrativa em fragmentos interligados. Em uma cidadezinha interiorana, um grupo de dezessete crianças desaparece sem deixar pistas. Todas são da mesma classe escolar e as suspeitas recaem imediatamente sobre a pobre professora Justine (Julia Garner).

Justine é dedicada e está tão apavorada com a situação quanto os pais das crianças desaparecidas. Nenhum deles, porém está disposto a atenuar a desconfiança sobre ela. Archer (Josh Brolin) é o primeiro a se manifestar contra ela e também o primeiro a iniciar investigações locais. As crianças fugira de suas casa aparentemente por de forma espontânea, todas no mesmo horário da noite, todas assumindo o mesmo comportamento. Archer e Justine acabam por somar esforços e concentrar a atenção na casa do pequeno Alex, o único garoto que não desapareceu!

Weapons tem uma narrativa tão enxuta na conexão entre seus capítulos expositivos que garante a imersão imediatamente. Compõe um painel consistente e progressivamente preocupante como raramente se vê no cinema moderno, mais preocupado com explicitações e ação. Mas Weapons também não abre mão de jumps, de ação e de pancadaria, apenas os utiliza de forma equilibrada no conjunto. E toda ação, pista e suspeita acaba levando à sinistra figura de tia Gladys, a tia do pequeno Alex que veio morar com a família por um tempo. Mesclando toques de humor em sua estrutura preocupante, Weapons é daqueles filmes que começa melhor do que termina. A opção pelo humor parece deslocada, ou desnecessária. Seja como for, Weapons garante seu lugar acima da média em sua organização narrativa que captura os sentidos logo na abertura.

• Marcante: a fuga das crianças logo na abertura ao som de Beware of the Darkness de George Harrison. 
Jump de primeira: Archer procurando o filho no porão!
• Menção honrosa: a sinistra tia Gladys feita pela veterana Amy Madigan (de Ruas de Fogo).
• Pirou geral: a bruxa fugindo da molecada enlouquecida!!!

Expectativa 😈😈😈        Realidade 😈😈😈😈

Weapons - Hora do Mal

Nenhum comentário:

Postar um comentário