27 de dezembro de 2020

O Testamento de Magdalen Blair - um raro texto ficcional de ninguém menos do que Mr. Crowley!

O Testamento de Magdalen Blair

Naquele momento, Arthur entrou em um ciclo temporal de rumoroso delírio. Berros longos e selvagens saíam de sua garganta, no outro lado ele estava sendo devorado pela Coisa, e cada berro significava uma maior aproximação dos dentes do monstro.

• Um conto de ficção do essencial figuraça pop Aleister Crowley. Magdalen é uma jovem estudante de ciências em Cambridge que se sobressai da média por suas capacidades perceptivas muito aguçadas. Logo se torna alvo de estudos do professor Arthur Blair, que fica fascinado com a habilidade da jovem em captar pensamentos alheios. E o fascínio logo se torna paixão levando os dois ao casamento. Com o tempo, Magdalen desenvolve considerável contato telepático com o marido, podendo captar seus pensamentos e estados emocionais. O horror se instaura quando o estado de saúde de Arthur degenera em delírios de sofrimento e mesmo depois de morto, Magdalen continua acompanhando seu tormento pós-matéria!

A loucura dos vivos é algo abominável e assustador, que arrepia todo o coração humano com horror, mas não é nada se comparada a loucura dos mortos!

E a narrativa progride aflitivamente na medida em que o "espírito", ou "essência" de Arthur afunda mais e mais em um abismo de sombras que é acompanhado pela consciência de Magdalen. Em paralelo à degeneração física do corpo morto do professor, sua esposa testemunha o crescente tormento de seu espírito perdendo-se em uma dimensão de pavor e sofrimento.

Rastejando, serpentando, abraçando, o Universo o cobriu, violando-o com uma contaminação íntima e sem nome, envolvendo seu ser em um terror ainda mais sufocante.

Em uma abordagem mais intelectual do que explorando possibilidades dramáticas, ou o suspense, ou aspectos visuais, o conto é uma inigualável provocação aos sentidos e a conceitos de base científica e espiritual. Seu horror se compõe do questionamento de crenças mais do que de sugerir monstruosidades e da apavorante possibilidade de confronto do homem com uma dimensão inconcebível de vazio e medo. O medo diante da morte. 

Nesta edição, para compor volume, o texto foi expandido graficamente com letras grandes e muitas vinhetas e gravuras e vem integrar uma valioso resgate de obras de autores pouco conhecidos em nosso mercado por editoras de pequeno porte e com o foco voltado ao fantástico. Um lançamento de especial relevância aos fãs do horror-cósmico!

"Apesar da má reputação que seu nome tem ainda nos dias de hoje, recuperar o material ficcional de Aleister Crowley é importante para entendermos como se deu a construção do mito em torno do seu nome, e como pérolas perdidas da ficção especulativa podem nos ajudar a compreender os abismos da imaginação que o próprio homem é capaz de criar." – Giancarlo D'Anello, no Posfácio.



Leitura Radical
Texto muito ligeiro.
Leitura Passional
Uma raridade do cósmico macabro.
_________________________

O Testamento de Magdalen Blair

The Testament of Magdalen Blair, Aleister Crowley, 1913
Editora Legatus, 2020
111 páginas

O Testamento de Magdalen Blair

Nenhum comentário:

Postar um comentário