5 de dezembro de 2020

Out of the Dark

Out of the Dark (EUA, Espanha, 2014)

Diret Lluis Quilez
Com Julia Stiles, Scott Speedman, Stephen Rea, Pixie Davis, Vanessa Tamayo, Alejandro Furth.

Out of the Dark


Xenofobia invertida. Terror mediano produzido entre EUA, Espanha, Emirados Árabes e Colômbia onde foi filmado. Sarah (Julia Stiles) e Paul (Scott Speedman) mudam-se com a filha pequena para a Colômbia onde deverão trabalhar na mineradora do sogrão Jordan (Stephen Rea). Logo o casal toma conhecimento de hábitos locais, entre eles as procissões em memória das Crianças Santas, um grupo de meninos e meninas que morreram queimados em um incêndio criminoso e são homenageadas em festejos populares.

Morando em um casarão no meio da floresta, o casal também vai se ver às voltas com as manifestações das crianças mutiladas que estão atrás de sua filha pequena. Com o desaparecimento da menina, Sarah e Paul terão que se aventurar pelas instalações abandonadas de uma das empresas de Jordan e descobrir as irregularidades ambientais que foram acobertadas há anos.

Em seu primeiro longa metragem, o diretor espanhol Lluis Quilez, abusa da atmosfera macabra com sua fotografia sombria e descolorida. O resultado é bem envolvente, mas não escapa muito do horror convencional em seu desenvolvimento de roteiro. A curiosidade da história é que o acidente causado com as crianças foi provocado por exploradores/investidores estrangeiros e assim, as crianças, na condição de fantasmas revoltados, representam a rejeição a todo e qualquer estrangeiro que chegue a suas terras. 

O problema maior é o elenco que não entusiasma muito no envolvimento dramático e o filme entra em um modo automático de significado que o condena a uma perigosa neutralidade. Mesmo com alguma preocupação em comentário sobre desníveis sociais, sobre exploradores e explorados, ou a desorientação do casal burguês em um meio subdesenvolvido, o resultado geral é apenas mediano. Um terror aperitivo que cumpre as convenções da média moderna em efeitos, jumps, revelações e construção fotográfica.

Jumps infalíveis: aparições no elevador de serviços.
• Estética impecável: o epílogo nos porões abandonados da fábrica.
• Pavoroso: Sarah abre a porta e tem crianças no quarto da filha! 

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈

Out of the Dark


Nenhum comentário:

Postar um comentário