9 de dezembro de 2020

Hungry Ghost Ritual

Hungry Ghost Ritual (Hong Kong, 2014)

Diret Nick Cheung
Com Nick Cheung, Annie Liu, Lam Wai, Carrie Ng, Cathryn Lee, Ruby Faye.

Hungry Ghost Ritual


Fantasmas na ópera. Curiosa variação em terror dramático. Zong é um empresário de meia idade que volta para a casa do pai depois de uma tentativa frustrada em outra cidade em erguer um negócio. Envergonhado e recluso, ele acompanha à distância as ações do pai, um diretor de espetáculo teatral que ensaia uma ópera. Mas depois de um colapso de saúde do pai, Zong precisará assumir os ensaios e enfrentar a rejeição de toda a equipe de atores. Pior ainda do que a rejeição generalizada, ele descobre que espíritos vingativos estão ameaçando todos os envolvidos na produção.

Hungry Ghost Ritual opta então por uma inusitada estrutura que privilegia os dramas humanos mais do que se entregar ao terror-pop habitual. Com a construção dramática sobrepujando o sobrenatural e as aparições jump, o filme mergulha os protagonistas em um drama de incertezas oriundas do passado onde nada parece se sustentar como verdade. A rejeição dos atores ao novo diretor, e sua posterior aceitação, podem não ser consequência de comportamentos naturais. Assim como o romance de Zong com a jovem atriz, a única a lhe proporcionar algum apoio no processo. 

Primeiro filme dirigido pelo ator Nick Cheung, que opta pelo experimental e escapa ao óbvio pop. Uma manobra arriscada pois os momentos de horror parecem poucos e servem mais ao tempero do drama do que justificar o gênero fantástico. Na fronteira entre gêneros e com produção modesta, o filme se vale muito bem de uma fotografia escura (para o macabro) e da demora em expor o sobrenatural. Tudo culminando em um final poético-depressivo muito adequado. Sem maiores expectativas, o filme deve agradar especialmente por sua intenção ao incomum genérico.

• Maior incômodo: a atriz alterada e a noite de amor... Paixão ou possessão?!
• O diretor faria em seguida o divertido Keeper of Darkness.

Expectativa 😈😈😈          Realidade 😈😈

Hungry Ghost Ritual


Nenhum comentário:

Postar um comentário