25 de dezembro de 2020

O Devorador - Todos nós descendemos das estrelas...

Ele sentiu o cheiro de urina subindo para o seu cérebro, e quis intensamente voltar às lembranças de antes. Sentiu as pernas perderem força e começou a experimentar uma monstruosa atração pelos buracos negros que o fitavam de um universo escuro e lamacento.

• Primeiro romance da escritora e designer italiana Lorenza Ghinelli, O Devorador é rápido e fluente como as ações da entidade título! Contando sobre a amizade entre quatro garotos, entre conflitos e quase marginalidade, os quatro serão vítimas do misterioso Homem dos Sonhos. E o jovem Pietro, em seus distúrbios de Asperger, pode ser o único meio de descobrir o que aconteceu aos jovens desaparecidos. 

Eu moro nos ângulos apertados da alma. Eu conheço as agitações de vocês. Porque sou o Homem dos Sonhos. Quem tem medo de mim morre.

O livro parte de um apelo marcante e recorrente atualmente que é a ameaça violenta a crianças, mas desenvolve sua estrutura de narração com originalidade ao contar a história por fragmentos e capítulos curtos, com frequentes flash-backs e enigmas entre o sobrenatural e medos cotidianos. Fugindo dos óbvios modelos mercadológicos (leia-se "roteiro de cinema"), a autora tece uma novela rápida e envolvente em seus capítulos ligeiros e sucessão de mistérios e lembranças para compor seu conjunto narrativo. Tudo conduzindo a um "final duplo" de suspense.

Repleto de situações isoladas e observações poéticas [Naquele horário a água não brilhava, ainda retinha as cores da noite, a umidade, o pântano.] [O cérebro e o coração de Alice haviam vomitado uma maçaroca escura, indecifrável, inquietante.] o livro constrói sua narrativa em um encadeamento nervoso e de leitura contínua. E ainda brinca com algumas estruturas de texto. O resultado alcança uma potência muito própria. Em uma leitura mais ampla, O Devorador fala de um mal decorrente das fraquezas humanas e que se infiltra nos relacionamentos.


Leitura Radical
Confuso na apresentação de personagens.

Leitura Passional
Poeticamente apavorante.
_____________________

O Devorador

Il Divoratori, Lorenza Ghinelli, 2011
Editora Suma das Letras, Rio de Janeiro, 2011
196 páginas

O Devorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário