19 de dezembro de 2020

Krabat - uma aventura de amadurecimento entre trabalho pesado e lições de magia!

Krabat

Ele segurou as rédeas com força, estalou o chicote. – Em frente!
Um segundo solavanco e o coche voltou a se soltar. Sem outro incidente, continuaram sua viagem, em silêncio e voando, passando por brancas nuvens que brilhavam à luz da lua.

Fantasia moderada, considerada o trabalho mais importante do autor alemão Otfried Preussler cuja obra foi dedicada à literatura juvenil e infantil. Narrado em tom de fábula e abrindo espaço ocasional ao macabro é uma história de situações episódicas. Krabat é um jovem órfão que vive de esmolas conseguidas junto aos amigos pedintes pelos vilarejos no interior da Alemanha. Um dia, um pesadelo lhe traz revelações: um grupo de corvos diz que Krabat deve procurar pelo velho moinho de águas no vilarejo de Koselbruch. Ao encontrar o local ele é integrado à equipe de jovens empregados do moinho. O trabalho é árduo e incessante, mas logo o jovem Krabat descobre que está realmente participando de uma escola de magia cujo orientador, o chefe moleiro, se empenha em ensinar as artes de feitiços e encantos ao grupo.

Krabat já tinha ouvido falar das tais escolas de magia negra, diziam que havia várias na Lusácia. Mas sempre imaginara que fosse conversa fiada, como aquelas histórias que as pessoas costumam contar na sala das rocas, enquanto estão fiando.

O livro se compõe de momentos fabulosos, farsescos e humorados como o episódio de tapeação dos soldados e situações isoladas como a projeção espiritual para fora do corpo. Sem criar sucessão narrativa, Krabat é uma aventura de amadurecimento com o jovem órfão submetendo-se a ordens superiores, trabalho pesado em rigorosa rotina e aprendendo a se beneficiar no processo. As poucas situações que sugerem encadeamento narrativo envolvem o interesse do protagonista por uma garota da aldeia próxima, que integra o coral de Páscoa, e as visitas recorrentes de um misterioso cliente ao moinho.

Desinteressado de moldes mercadológicos, Krabat é leitura para qualquer idade, que sutilmente em sua construção, evoca imagens folclóricas de velhos calendários.

Schwarzkollm era uma aldeia como qualquer outra da região: casas e granjas enfileiradas nos dois lados da estrada, afundadas na neve, chaminés no alto dos telhados, esterqueiras soltando vapor, mugidos de gado. No lago dos patos, que estava congelado, as crianças patinavam, fazendo a maior algazarra.


Leitura Radical
Simplório e fragmentado

Leitura Passional
Encantador na despretensão. 
___________________________

Krabat, No Moinho das Águas Negras

Krabat, Otfried Preussler, 1981
Editora Martin Fontes, São Paulo, SP, 1996
258 páginas

Krabat - Otfried Preussler

Nenhum comentário:

Postar um comentário