13 de dezembro de 2020

A Atração

The Lure (Polônia, 2015)

Diret Agnieszka Smokzynska
Com Marta Mazurek, Michalina Olszanska, Kinga Preis, Jakub Gierszal, Andrzej Konopka, Zygmunt Malanowicz.

The Lure


Só estamos de férias entre os humanos...

Fora da caixa. Geralmente diretores "autores" fazem cara feia para filmes de gênero por suas submissões a convenções e lugares comuns de fácil aceitação. Alguns então tentam subverter regras e apresentar variantes ao chamado mainstream. Outros são abertamente favoráveis ao óbvio e vão ganhando seus trocados entregando o que se espera do convencional. Outros são exploradores de novos meios narrativos. Outros ainda, são alheios a essa conversa toda e assumem suas opções pessoais como orientação para seu cinema. E no meio desse fogo-cruzado conceitual aparece um filme como este The Lure que não está nem aí para nada disso que foi dito acima!

The Lure é uma das coisas mais estanhas do fantástico moderno justamente por ser impossível encaixá-lo em um modelo, ou um rótulo, ou alguma referência. Para começar, é um musical, cantado em... polonês! (Nem Bob Fosse ou Ken Russell chegaram a tanto). A história é sobre um trio musical, um casal e seu filho, que ao ensaiarem na praia, são visitados por duas belas sereias, provavelmente atraídas pelo som. A amizade é imediata e assim as duas jovens, Dourada e Prateada, são levadas para apresentações em um clube retrô frequentado por uma plateia de meia idade. 

As duas jovens (que criam pernas quando desidratadas) gostam da nova experiência e se tornam uma atração cantando em dupla. Mas logo o convívio se torna impossível pelas consequências. O mundo dos humanos é cheio de pequenos vícios a atrações. Dourada se apaixona pelo jovem músico, mas Prateada não consegue ficar muito tempo sem comer corações! Finalmente as relações colapsam dramaticamente.

Com ótimos truques visuais e fotografado em luminosidade farta, The Lure é desconcertante em seu desapego ao realismo, erótico em alguma situações, dramático em sua conclusão, sangrento quando necessário e anárquico o tempo todo. Repleto de tipos interessantes e surpresas constantes, é um dos grandes filmes na categoria weird cinema (já que é impossível encaixá-lo em algum outro lugar!)

• Cúmulo bizarro: Dourada decide trocar definitivamente (em uma cirurgia) sua cauda de peixe por uma pélvis e pernas de mulher.
• Cara-de-pau: o líder do trio exibe as excentricidades íntimas das garotas para o dono do clube.
• Punk polaco: Prateada se cansa do clube e tenta uma canja com uma banda punk!

Expectativa ❔     Realidade 😈😈😈

The Lure

Nenhum comentário:

Postar um comentário