18 de dezembro de 2020

2019 - O Ano da Extinção

Daybreakers (EUA, 2009)

Diret Michael Spierig, Michael Spierig
Com Ethan Hawke, Willem Dafoe, Sam Neill, Lisa Barret, Claudia Karvan, Isabel Lucas, Michael Dorman.

Daybreakers


O avulsão! O que fazer com Daybreakers?... Uma variação no mito do vampiro, incrivelmente bem produzida, mas que não causa maior empatia do que um filmeco B de matinê... A premissa é sobre os desentendimentos em uma sociedade futura, na qual vampiros dominaram todas as camadas sociais e a raça humana está em vias de desaparecimento. Mas se os humanos sumirem, com eles também vai o sangue que alimenta a nova sociedade constituída...

As desavenças acontecem por conta de grupos antagônicos. Sam Neill é um megaempresário que mantém uma colônia de humanos semivivos com a intenção de manter as reservas de sangue indefinidamente. Ethan Hawke, em sua obstinação humanista, busca alternativas de convívio pacífico com os humanos e William Dafoe foi "curado" da condição vampiresca e lidera um grupo rebelde. Mas em uma cultura em que a verdade é vista apenas em fragmentos, a maior batalha é propor a união por um objetivo comum.

Daybreakers então é uma espécie de Matrix na terra dos vampiros! Uma visão crítica das estruturas de poder corporativo pelo véu do fantástico. Legal. Mas também óbvio e quase pueril. Assumindo o empresário como o mais cruel e ardiloso vilão, o filme aposta nas minorias e nos alternativos para a salvação geral. De produção impecável e visualmente espetacular, é um trabalho que se arrisca muito pela opção de variação em uma mitologia sedimentada por décadas, como no humor (voluntário?) da situação social dominada pelos vampiros. Então temos vampiros elitizados, vampiros mendigos, vampiro detetive, diferentes tipos sanguíneos servidos em lanchonetes, campanhas midiáticas de captura de humanos, forças repressoras quando a estrutura falha e vampiros socialmente preocupados pela condição dos humanos, como é o caso do protagonista! Seja como for, seja válido ou equivocado, Daybreakers é um show em sua integridade interna e plenamente satisfatório, apesar de ter ficado na história apenas como uma sofisticada curiosidade.


• Prólogo medonho: a garotinha à espera do nascer do sol!
• Nem só veganos entenderão: a fazenda de humanos providenciando sangue!
• Grande cena: Willem Dafoe descobre a cura.
• Inesperado: o destino de Alison.
• Sangreira épica: batalha entre soldados no epílogo!

Expectativa 🧛🧛🧛     Realidade 🧛🧛🧛🧛

Daybreakers
Vampiro de esquerda, Ethan?...




Nenhum comentário:

Postar um comentário