12 de dezembro de 2020

From the Dark

From the Dark (Irlanda, 2014)

Diret Conor McMahon
Com Niamh Algar, Stephen Cromwell, Gerry O'Brien, Ged Murray.

From the Dark

Cine-laboratório. Curioso terror que opta por um mínimo de conteúdo de roteiro para explorar aspectos fotográficos. Sarah e Mark, são um casal de namorados que sofre uma avaria no veículo em plena estrada e precisam procurar ajuda. Em meio a noite, o único local que encontram é uma casa deserta em uma de fazenda, até que descobrem uma criatura, possivelmente um vampiro, atacando na região. Essa é a premissa. E esse é o roteiro.

E a história se concentra no suspense do casal em se proteger pela madrugada, da criatura que ronda a região. Para mais dinâmica foi inserido o fazendeiro, que inocentemente removeu a estaca do vampiro quando fazia extrações de argila em suas terras. Assim, o fazendeiro e o vampiro são a ameaça ao casal em meio a uma madrugada no campo. Em dupla ou isoladamente, Sarah e Mark precisam se manter vivos até a manhã seguinte para escapar à ameaça. A luz incomoda as criaturas e o casal precisa de luzes (fósforos, velas, lanternas...) para sua proteção fazendo do filme um exercício fotográfico bem curioso na opção pelas sombras constantes como forma de sugerir perigo. Também é notável a intenção à câmera solta, enquadramentos incomuns e constantes desfoques como forma de se criar uma narrativa de desorientação constante.

Sem maior ambição além da exploração fotográfica, From the Dark pode ser de especial interesse a realizadores iniciantes. Um exercício em cinema. Para os demais, o filme corre o risco de decepcionar por seu roteiro minimalista restrito a situações de fuga.

• Referência: o vampiro de roupas longas e careca é certamente baseado na figura de Nosferatu.
• Melhor efeito: as criaturas ressecam sob luz forte e viram montes de areia!
• A conferir do mesmo diretor: Banquete dos Zumbis (2004), The Disturbed (2009), Stitches (2012).

Expectativa 🧛🧛      Realidade 🧛🧛

From the Dark

Nenhum comentário:

Postar um comentário