3 de setembro de 2021

Ritos Ancestrais

Old Ways (EUA, 2020)

Diret Christopher Alender
Com Brigitte Kali Canales, Andrea Cortes, Julia Vera, Sal Lopez, Julian Lerma, AJ Bowen.

Ritos Ancestrais


Urbano x Folclórico. Terror interessantinho centrado em conflitos culturais. A jovem Cristina deixou sua comunidade mexicana para tentar ser repórter nos Estados Unidos e agora, ao voltar ao México, para uma reportagem na misteriosa caverna chamada La Boca, é tomada por um espírito. A comunidade local precisa mantê-la em cativeiro e submetê-la a um exorcismo.

Faltou fôlego neste segundo longa do diretor Christopher Alender, que vem de curtas e séries de TV, mas de algum modo o filme se sustenta dramaticamente pela situação minimalista. O conflito central vem da rejeição de Cristina às crenças populares, e a situação do cárcere, que toma a maior parte do filme, se arrasta em alguns momentos. Cristina precisa aceitar suas raízes de volta e se submeter ao casal de curandeiros para que a situação de desenrole. Sua submissão às sessões de exorcismo são eficientes, com destaque às intervenções abdominais à mão livre. Mas Cristine também tem seus vícios urbanos, principalmente racionalidade e heroína, e o processo de readaptação às raízes será penoso. Aparições, serpentes, manifestações e o demônio Postekhi, pode ser tudo imaginário... Mas se não for, Cristina tem um forte, e irrefreável motivo para sucumbir à força ancestral de sua cultura. 

Old Ways

Com um acabamento visual impecável, Old Ways só tropeça no elenco, dirigido de forma meio automática. O melhor é que o filme faz uma adequação bem equilibrada de efeitos, drama e sustos. Sem pretensão a exibicionismo fake, o filme cativa por ser fiel a si mesmo.   

• Nojinho: vomitando metros de cabelos!
• Incômodo de ver: a curandeira tira uma "bolsa sangue" do abdome de Cristina.
• Melhor sacada: a caverna La Boca, parece realmente uma boca aberta, com suas estalactites como dentes.
• Filmado em Porto Rico e integrando equipe local na produção.

Expectativa 😈😈        Realidade 😈😈

Old Ways

Nenhum comentário:

Postar um comentário