4 de janeiro de 2017

Invasores de Corpos

Invasion of Body Snatchers (EUA, 1978)

Diret Philip Kaufman
Com Donald Sutherland, Brooke Adams, Jeff Goldblum, Leonard Nimoy, Veronica Cartwright. 

Invasores de Corpos

Um clássico! Quanto mais o tempo passa, mais clássico fica esse clássico do horror e ficção. Funcionou como atualização do filme de Don Siegel de 1956 que tinha a leitura inevitavelmente política de sua época. A invasão alienígena que substituía pessoas por réplicas passivas e obedientes serviu como versão da paranoia anti-comunista americana (macarthismo, caça às bruxas). Na atualização, Kaufman escapa a leitura política imediatista e se concentra no comportamental de uma sociedade que anula seus indivíduos ao condená-los a uma massa de seres destituída de arbítrio, percepção e decisão. Parece o mundo em que vivemos? Qualquer semelhança é intencional mesmo. Ainda é político, mas sem ficar datado. Afinal, passividade e obediência é a meta de qualquer governo para seus governados.

Donald Sutherland e Brooke Adams começam a perceber mudanças comportamentais em alguns de seus conhecidos e pessoas próximas também relatam casos de mudança semelhante em parentes. As investigações revelam que há grupos de infiltração alienígena gradualmente substituindo os humanos por réplicas.

Tudo é perfeito em Invasion of Body Snatchers: o cenário urbano é assustador, a construção dramática progressiva, os efeitos são excelentes. Nunca mais me aproximei de plantas sem lembrar das viscosidades e melequinhas que o filme destaca tão bem. Peguei nojinho. E temos ainda as injokes, como escalar Leonard Nimoy como um possível alienígena. Um psiquiatra que condiciona as pessoas a comportamentos "normais". E temos a presença de Kevin McCarthy, o protagonista do filme anterior, como um das primeiras vitimas, gritando direto para a câmera (para nós) "vocês serão os próximos"! Finalizando a obra, nota especial à excepcional trilha sonora de Denny Zeitlin que desorienta os sentidos e acrescenta muito ao filme.

A história ganhou uma suposta versão/sequência fraquinha, dirigida por Abel Ferrara (Body Snatchers, 1992) e ainda uma outra versão bem bacana em Invasores (2007). Mas este é insuperável. Nunca esquecerei de Brooke Adams tremendo os olhos. Nem daquele cachorro com cabeça humana!

• Melhor cena: a duplicação de Donald Sutherland!
• Surpresa cult: a cena final!

Black Phillip já sabia  😈😈😈😈😈

Invasores de Corpos
Invasão longa e próspera...

Nenhum comentário:

Postar um comentário