23 de janeiro de 2017

Sleepless

Non Ho Sonno (Itália, 2000)

Diret Dario Argento
Com Max Von Sydow, Stefano Dionisi, Chiara Caselli, Rossela Falk.

Sleepless

Vamos ouvir de novo! Sabe o truque de tirar coelho da cartola? Manjadíssimo. Já vimos, já sabemos. Mas se aparecer um mágico agora e refizer, todo mundo pára e presta atenção até o fim. Argento faz mais ou menos isso com seu cinema. O que diferencia uma performance da outra é a vontade com que ela é feita. Sleepless é uma das boas performances de Argento em um tempo de altos e baixos técnico-artísticos. É quase um inventário de cenas de seus filmes e arranjos gráficos. E é muito bom! A sequência de morte no trem, logo nos primeiros 15 minutos, é digna de seus melhores momentos.

Max Von Sydow é um detetive aposentado e sofrendo de insônia (non ho sonno – não tenho sono) e ajuda nas investigações de assassinatos que se baseiam em um livro de contos infantis e que repetem as ações criminosas de um caso ocorrido há anos. Ações que nunca haviam sido solucionadas pela polícia. Aparentemente os crimes do então chamado "anão assassino" estão tendo continuidade e o jovem Giacomo, traumatizado na infância por testemunhar a morte da mãe, ajuda o detetive na investigação.

Os efeitos são do especialista Sergio Stivaletti e são de arrepiar. Argento passou da conta no uso do clarinete? Muita coisa lembra Deep Red (o velho casarão, a identidade do assassino trocada, o final falso), e tem os closes de violência de Suspiria, tem o assassinato principal testemunhado como em Pássaro das Plumas de Cristal, e tem os bastidores teatrais de Terror na Ópera.
É isso. Os filmes de Argento viraram Smoke on the Water. Você vai no show do Deep Purple e curte. Já ouvi um milhão de vezes. Quero ouvir mais uma...

• O DVD nacional tem o áudio em inglês e dublagem em português, mas não tem a versão italiana.
• A trilha sonora do grupo Goblin, reativado na ocasião, acrescenta muito ao filme.

Expectativa 😈😈😈    Realidade 😈😈😈  

Non Ho Sonno
Calma, que o Argento ainda tá bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário