15 de junho de 2018

Comboio do Terror

Maximum Overdrive (EUA, 1986)

Diret Stephen King
Com Emilio Estevez, Pat Hingle, Laura Harrington, Yeardley Smith.

Maximum Overdrive

We made you... desculpa aí! Stephen King se arriscou muito dirigindo esta adaptação de um de seus contos e o resultado é este cult fiasco unanimemente desprezado. Durante a passagem de um cometa pelo sistema solar, a energia desprendida envolve a Terra fazendo máquinas adquirirem iniciativa própria contra os humanos! Máquinas motorizadas, facas elétricas, corta-gramas e caminhões promovem um levante contra os humanos e a narrativa se concentra em um grupo de pessoas que fica detido em uma lanchonete de estrada por um cerco de caminhões! Precisam se defender e encontrar uma saída ou talvez não sobrevivam ao período de passagem do cometa.

Maximum Overdrive é mais ou menos um trash movie, só que feito com grana para destruir as coisas. É um filme gratuito, idiota, desleixado e sem-noção! Tem os mais hilários tropeços do cinema como a garçonete surtada ("we made you"), o veículo líder dos caminhões mandando mensagem em código morse, Emílio Esteves trocando uma ideia com os caminhões, a heroína mais sem graça do mundo e os piores diálogos. O problema mesmo é a direção inepta de atores, e o que deveria ter sido uma grande virtude de marketing (Stephen King na direção) tornou-se a maior encrenca do filme. Tem uma dinâmica boa ao narrar as ações de diversos personagens paralelamente mas é todo tão desleixado que por pouco perde a consistência em cinema, chegando ao limite de parecer um grande ensaio.

Mas deixando um pouco a rabugice de lado aqui temos uma grande combinação de coisas boas: talvez seja a maior concentração de caminhões desde Comboio de Peckinpah, tem explosões e desastres bem filmados, tem o veterano Pat Hingle dando tiro de bazuca, tem música do AC/DC e tem o próprio diretor/escritor sendo xingado pelo caixa eletrônico, "asshole, asshole..."


Ciente do absurdo que compõe filme, King assume o humor em diversas passagens, mas faz rir sem querer em outras! Assim, todos os deslizes da produção podem somar ponto como uma involuntária comédia. Pra terminar com piadinha besta: se a força do cometa tivesse ativado as filmadoras talvez o resultado tivesse sido melhor...

• Suspense piada: o cortador de grama perseguindo o garoto de bicicleta.
• Violência piada: a niveladora esmagando o moleque no campo!
• Piada piada: a máquina de refrigerante arremessando latinhas na molecada!
• Terror pet: o cachorro sufocado por um carro miniatura.
• Duvida mala: por que os carros dos personagens não são afetados?!
• Mais duvida: se máquinas elétricas ou motorizadas são as afetadas, como a metralhadora dispara sozinha?
• Melhor caminhão: o líder, com a cara do Duende Verde!
• Melhor cena: as capotagens na ponte levadiça na abertura.

O que fazer com a cotação em um caso desses? Considerando o vale-tudo, a indulgência, o resultado desastroso mas também a constante diversão (voluntária ou não) Maximum Overdrive tanto merece 🚚, quanto 🚚🚚🚚🚚!

"Aaaai, filme culti, a-do-ro!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário