6 de junho de 2018

Alucinação

Shrooms (Irlanda, 2007)

Diret Paddy Breathnatch
Com Lindsey Haun, Jack Huston, Max Kasch, Maya Hazen, Robert Hoffmann.

Shrooms (Irlanda, 2007)

Gumelos! Terror interessante que navega na estreita linha entre o manjadíssimo e a inovação. Grupo de jovens em viagem até a Irlanda busca regiões desabitadas para experimentar cogumelos alucinógenos. Seguindo as orientações de um guia especialista no assunto, o pessoal se embrenha na mata e a coisa começa a dar errado logo no início. Quando acidentalmente atropelam um bode (mexeu com o Black Phillip!), dois misteriosos maltrapilhos aparecem na mata. Quando um dos jovens se desentende com a namorada, bebe todo o chazinho de ervas e passa a alucinar pelo bosque.

E na busca pelo rapaz, a jovem Tara arrisca, meio na intuição, ingerir um cogumelo daqueles bem pequenininhos... e está feito estrago. A plantinha dá um barato inverso ao seu tamanho e Tara passa a ter visões, antecipações e revelações macabras envolvendo os amigos e a região. E passa a fugir desesperadamente de uma entidade encapuzada, um espírito maligno saído das árvores!

É possível reclamar que Shrooms tenha pouca história, mas a experiência em cinema compensa qualquer coisa em sua suspensão do racional e constante delírio. Uma vez que todos os personagens ingeriram alguma dose de alucinógeno, a aventura toda pode ser (como o título entrega) uma alucinação. A narrativa se dispersando em blocos distintos para cada personagem, pode sugerir delírios individuais. Mas peraí, as mortes estão realmente acontecendo!... Tara é a principal condutora das visões e premonições, mas outros personagens também acabam vendo o espírito!

Entre erros e acertos Shrooms consegue apavorar, dar sustos, fazer piada e manter sua estrutura amalucada usando de todos os recursos possíveis, de distorções de lente a dispersão sonora pelos canais de áudio. Se pretendeu ser uma "experiência sensorial" errou longe, mas enquanto suspense corriqueiro conseguiu prender a atenção em seu constante jogo de duvidas entre o real e o delírio. E assim algumas coisas ficam meio soltas, como o jovem primitivo, a criança encapuzada e a entidade chamada de Black Brother, mas isso também serve de reforço à suspensão perceptiva em que os personagens se encontram. 

Shrooms (Irlanda, 2007)

Destaque especial para o cuidado estético com a ótima captura de paisagens e ambientes do bosque em uma autenticidade fotográfica rara e a dupla de freaks mais feia já vista, tentando falar direito e babando sempre. 
As portas da percepção podem se abrir para o paraíso ou para o inferno, dependendo do usuário... Uma pena que Shrooms tenha apenas se concentrado no suspense e evitado comentário mais amplo. Ainda assim, valeu a viagem (meus cachorros brigaram de noite e eu ouvi sons estranhos no quarto)!

• Melhor cena: Lisa atravessando o pântano.
• Melhor delírio: a aparição dentro do carro velho.
• Humor/terror: conversando com a vaca!
• Co-produção entre Irlanda, Dinamarca, Inglaterra.
• Habitual de comédias, o diretor Breathnacht parece que gostou de um terrorzinho e em seguida fez o mediano Freakdog (mais ou menos inspirado em Patrick).
Veja um clip.

Expectativa 🍄      Realidade 🍄🍄🍄

As portas abriram errado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário