2 de junho de 2018

O Mistério do Invisível

The Unseen (EUA, 1980)

Diret Peter Foleg
Com Barbara Bach, Sidney Lassick, Lelia Goldoni, Lois Young, Stephen Furst.

Barbara Bach, O Mistério do Invisível

Pouca gente viu. Com o perdão do trocadilho besta, este é um cult de terror do raiar dos anos 80. Barbara Bach é uma repórter que precisa fazer uma matéria em uma cidadezinha próxima e documentar os hábitos folclóricos que a comunidade local preserva por tantos anos. O primeiro problema que ela e suas duas acompanhantes encontram é a falta de hospedagem. Hotéis e pousadas estão todos lotados e na busca pela região, conhecem o sr Keller (Sidney Lassick, de O Estranho no Ninho) que oferece seu espaço pessoal para o trio de jornalistas passar um dia ou dois.

Sr. Keller vive com a irmã em um casarão que tem espaço de sobra, muitos quartos e dependências e um misterioso subterrâneo que guarda segredos. Então, por falar em "folclore de cidade pequena", o subterrâneo é habitado por um filho demente do "casal" e que logo estará atacando as jovens inquilinas.

O que salta imediatamente como a maior força do filme é o contraste entre primeira e segunda parte. No geral tudo acontece como manda o protocolo do suspense, sem maiores novidades, mas a diferença entre a estética inicial, comportada, todo mundo maquiadinho, penteadinho e com a luz mais perfeita do mundo, conflita demais com a sujeira e decrepitude da parte final, especialmente nos porões do velho casarão e o epílogo. Ironizando a coisa toda: o filme parece uma maratona de clichês, mas se você aguentar até o fim terá uma bela recompensa. Colocando na balança os incontáveis filmes do terror americano do período (decorrentes ou não de Sexta Feira 13) este The Unseen garante muito bem seu lugarzinho na história.

Agora, mesmo pra quem já viu tudo no gênero, é preciso destacar o demente feito por Stephen Furst (o calouro Kent de Clube dos Cafajestes!!!!!). Entre o abobalhado e o ameaçador, a atuação merece constar em antologias do gênero como um dos mais genuínos e assustadores freaks já vistos no cinema!

Oh boy, is this great!

• Não entendi: o que faz o ex-namorado de Barbara no filme? (Douglas Barr da série Duro na Queda) Geralmente personagens secundários em filme de terror servem para body-count. Neste caso nem isso!
• Beleza fotográfica: Barbara explorando o porão com o fio curto da extensão de luz.
• Demência: o freak fazendo liga-desliga no quadro geral!
• Referência: o tiro final é digno de Sam Peckinpah!
• Surpresa de atuação: Barbara Bach! Sofre que é uma beleza! 

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário