29 de maio de 2018

O Convite

The Invitation (EUA, 2015)

Diret Karin Kusama
Com Logan Marshall-Green, Tammy Blanchard, Michiel Huisman, John Carrol Lynch, Emayatzy Corinealdi.

O Convite

Friends e killers! Em uma palavra: fascinante! Suspense de rara eficiência apoiado no drama entre personagens mais do que nas apelações do gênero. Se possível, assista sem ler este texto previamente pois qualquer comentário vira spoiler! Will e sua namorada Kira participam de um jantar que reúne um grupo amigos na casa onde Will morou. Eden, sua ex, agora esta casada com David. Will e Eden guardam um trauma pelo local, pela separação e pelo que ocorreu ali. E a reunião de amigos no local deverá servir para superar o passado e rever relações entre todos em uma confraternização. Mas Will nunca superou nada e em sua desconfiança constante começa a suspeitar de que há outras intenções no convite de Eden e David.

Então os dramas e reconciliações ganham a dimensão de um aflitivo thriller onde ninguém está seguro fisicamente. E uma vez dispensada a densidade dramática... hora da porradaria! Imagine se a série Friends tivesse tiros e facadas! Mas o show acima de tudo é da impecável direção em um trabalho teatral (grupo de atores em um cenário único) repleto de sutilezas e significados e que, por esses meios, cria um suspense bastante incômodo. Seu enigma se sustenta por mais da metade do filme sem perder a força em nenhum momento e dosa muito bem a participação dos personagens. Todos parecem guardar algum mistério ou desequilíbrio em sua suspeita polidez superficial. 

No elenco, Logan Marshall-Green (Will) sustenta o suspense em sua desconfiança e Tammy Blanchard (Eden) insinua estados emocionais entre simpatia, falsidade, maldade e por fim o colapso nervoso! Destaque extra ao cuidado fotográfico que confina o drama a uma sufocante luz mediana (amarelos e ocres) que deveria ser um conforto aos olhos, mas neste caso guarda um toque a mais de suspeita. Um show de direção, de técnica e de atuações e que se conclui em uma catártica dose de violência!
Quer mais? O apavorante final aberto pode levantar questões sobre sociedades secretas...

• Suspense no limite: o drink, já presente no cartaz.
• Pós-final: as assustadoras lanternas vermelhas!
• Karin Kusama marca ponto como uma das grandes "diretoras empoderadas" de sua geração!
• Um filme para se estudar em aula de cinema.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈😈

"Dia do Amigo é o caralh..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário