8 de maio de 2018

The Black Cat

The Black Cat (Itália, 1981)

Diret Lucio Fulci
Com Mimsy Farmer, Patrick Magee, David Warbeck, Al Cliver, Dagmar Lassender.

The Black Cat (ITA, 1981)

It´s a fucking cat! Bleah, bleah! Um Fulci dos bons. Adaptação livre (como todas) do conto homônimo de Edgar Allan Poe, aqui com Patrick Magee como um médium que faz gravações de seus contatos com espíritos. Utilizando seus poderes hipnóticos, Magee mantém domínio sobre um gato preto e o utiliza em crimes. Mimsy Farmer é uma fotógrafa que auxilia nas investigações da policia local. Na mesma estrutura dos filmes do diretor em seu período de ouro, Black Cat tem a característica foto de contrastes (Sergio Salvati), repleta de sombras expressionistas, montagem de fragmentos paralelos para a suspensão narrativa em um show visual notável.

Mas, para nossa surpresa, evita a violência excessiva em um dos mais elegantes filmes do diretor. Aqui o destaque é do mistério mais do que da explicitação escatológica dos outros filmes do rei da podreira. Mas pelo menos dois momentos violentos, como o bêbado empalado na coluna da construção e a mulher queimada no incêndio, trazem a marca do diretor. Fulci opta por prender a atenção exclusivamente pela beleza das imagens, e causa desconforto especialmente na obsessão por olhos! A quantidade de super-closes de olhos dos atores e do gato excede o normal compondo um conjunto visual dos mais desconcertantes.

No elenco, Mimsy Farmer não tira a roupa em nenhum momento. David Warbeck repete a simpatia idônea de sempre e Patrick Magee repete as caretas rabugentas de toda a sua carreira, sempre no limite da comicidade. Outra variação elegante é a trilha de Pino Donaggio, melódica e fluente, substitui a tradicional música opressiva de Fabio Frizzi (habitual parceiro do diretor no período).

• Melhor sequência: Mimsy Farmer emparedada.
• Show cenográfico: o casarão decrépito de Patrick Magee.
• Momento surreal: David Warbeck atacado pelo gato e atropelado na rua deserta!
• Momento troglodita hilário: paulada na cabeça de Mimsy Farmer.

Expectativa 😼😼    Realidade 😼😼😼

O gato comeu toda sua língua?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário