9 de junho de 2018

Temos Vagas

Vacancy (EUA, 2007)

Diret Nimrod Antal
Com Luke Wilson, Kate Beckinsale, Frank Whaley, Ethan Embry, David Doty.

Vacancy (EUA, 2007)

A fama que ninguém quer! Suspense bacana que teve boa repercussão em seu período. Amy e David estão na estrada em uma viagem noturna bem chata, relação desgastada e a obrigação de visitar a sogrinha não entusiasma nenhum dos dois. Para piorar, David tentou uma alternativa à rodovia e se deu mal: não sabe bem onde está e não sabe como voltar à via expressa. Para piorar, o carro quebra no meio da estrada deserta e eles precisam seguir a pé até o posto por onde passaram. E piora: o único local aberto é um hotelzinho vagabundo e na dificuldade de conseguir ajuda precisam passar a noite ali mesmo.

Local estranho, gerente estranho, tudo estranho, mas fazer o quê? Melhor ir dormir e esperar o dia seguinte para tentar uma ligação pra chamar um mecânico. Amy e David vão para seu quarto. Local encardido, baratas ao redor e fitas VHS para entreter os hospedes! E vai piorando: David assiste as fitas, que parecem filmes de terror bem realistas com pessoas sendo atacadas em um quartinho de hotel! E quando ele percebe que o quarto dos filmes se parece muito com o quarto em que ele e a esposa estão... David e Amy podem ser as próximas estrelas de uma produção snuff!!!

Vacancy é isso: uma situação básica de suspense preenchido com desdobramentos. É exemplarmente bem narrado na dosagem da informação para sua construção progressiva. O resultado é primoroso e aflitivo! E na intenção de evitar os embates físicos e os banhos de sangue gratuitos, a narrativa faz da apreensão o elemento principal do filme. Tem um monte de bobagenzinhas – por que ficaram tanto tempo no quarto depois de descobrir as fitas? Por que tentaram as ações mais arriscadas em vez da fuga mais simples? Por que alguém deixaria as fitas gravadas disponíveis para os próximos hóspedes? São detalhes menores que incomodam e prejudicam o conjunto, mas incomodam justamente porque o filme consegue atingir uma atmosfera de ameça bastante autêntica. David e Amy não são heróis e suas ações e trapalhadas podem ser bastante aceitáveis para pessoas em desespero. E o vilão, meio desequilibrado, também não é o cara mais inteligente e ardiloso do mundo. 

Então temos finalmente um thriller pesadão que consegue evitar as apelações costumeiras da produção moderna (body horror, mutilação) e segurar a atenção por toda sua narrativa com sua dramaticidade bem dirigida. Sem maior pretensão, Vacancy é um suspense decente que se mantem muito bem na média da produção moderna.

• Claustrofobia: a fuga pelos tuneis!
• Claustrofobia + desespero: ratinhos nos túneis!
• Melhor porradaria: o carro lançado contra a parede!
• Ousadia: em tempos de personagens empoderadas, Amy é frágil, apavorada e irritante.
• O diretor Antal faria em seguida a aventura Assalto ao Carro Blindado e o bem recebido Predadores.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

"Mas eu nem sou ator..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário