13 de junho de 2018

Terror nas Trevas

L'Aldilá/The Beyond (Itália, 1981)

Diret Lucio Fulci
Com Katherine MacColl, David Warbeck, Cinzia Monreale, Al Cliver, Veronica Lazar.

Terror nas Trevas
"No dia em que as portas do inferno forem abertas,
os mortos vagarão pela Terra"

A generosidade de um diretor! Um dos melhores momentos do mestre da podreira Lucio Fulci! A jovem Liza herda um velho hotel na Louisiana e o reforma para novas atividades, mas misteriosos eventos começam a ocorrer no local e imediações. Lisa é avisada do perigoso local que supostamente abre uma das sete portas para o inferno, como diz a lenda registrada no livro de Eibon! Entra a misteriosa cega Emily, que avisa sobre a lenda e o perigo de permanecer no local. Mas Liza desconsidera os avisos até que começa a ter visões do feiticeiro Schweick, executado por moradores locais nos anos 20!

Com a ajuda do dr. McCabe ela tenta compreender os mistérios, mas o que parece ser uma contaminação de almas vai tomando pessoas e cadáveres de um hospital. E quanto mais investigam, mais Liza e McCabe vão se embrenhando em uma teia dimensional da qual não parece haver saída!
Na narrativa aos fragmentos que Fulci já havia explorado em outros momentos, L'Aldilá é dos pontos altos de sua experimentação. O filme tem uma estrutura muito próxima a Pavor na Cidade dos Zumbis. Aqui tudo se partilha na suspensão sensorial constante. Passado e presente se cruzam, dimensões físicas se confundem e no processo até a lógica narrativa em filme é comprometida, com personagens que somem e outros que ganham importância narrativa só pra inserir mais sangue e violência! O resultado é uma maratona fílmica de efeitos e delírios que caracterizaram a era de ouro do cinema splatter!

O bom é que L'Aldilá não perde tempo e logo aos 6 minutos o ocultista Schweick é pregado à parede do hotel e assado vivo em cal quente! Então temos, o encanador que atende o hotel tendo seus olhos arrancados ao abrir as paredes no porão (a obsessão do diretor por olhos). No hospital, sua esposa tem a face derretida em ácido ao preparar o corpo para o enterro e a contaminação dos cadáveres acontece logo em seguida. Tudo na primeira meia hora de filme! Lucio Fulci foi um diretor generoso. E assim o filme vai indo, com detalhismo cirúrgico de sua violência em uma delirante maratona precursora do cinema extreme. L'Aldilá é uma experiência em demência fílmica como poucas.

L'Aldilá é uma experiência em demência fílmica como poucas.

Esteticamente o filme também se faz notar por sua clareza, iluminação farta como nas cenas do hospital,  absurdamente claras e vazias, totalmente contrastantes com o naturalismo do hotel. Da mesma forma a ótima sequência da estrada deserta é exemplar da alteração sensorial, com seu ponto de fuga central e espaços vazios remetendo ao surrealismo.

É também um filme muito pouco interessado em verbalizar. Sua atuação é visual e assim muitos eventos ficaram "sem explicação" como o mapa do hotel que desaparece das folhas do livro, ou as trajetórias físicas: o cadáver do encanador some do hospital e aparace na banheira do hotel, Liza entra em um elevador e aparece no necrotério...

No elenco, David Warbeck confirma sua simpatia e esforço diante das câmeras. Conta-se que diante do empenho do ator, Fulci lhe recomendou: "não interprete tanto, David. O filme não precisa disso..." (entrevista na Fangoria). O próprio diretor faz uma participação como o funcionário de uma biblioteca. O ocultista Schweick é feito pelo ator Antoine Saint-John que também esteve com David Warbeck em Quando Explode a Vingança.

• Olhos da cara: na obsessão do diretor por olhos, L'Aldilá tem outra cena marcante quando a governanta é empurrada contra o prego na parede e seu olho é expelido!
• Cena clássica: a cabeça explodida da garota Jill foi um ícone do cinema splatter.
• Referência: o corpo morto na banheira como em As Diabólicas.
• Referência 2: escada caracol art-nouveau como a de The Haunting.
• Cúmulo do pesadelo: o final labiríntico.
• Alguma cópias estão com a abertura sépia convertida para preto-e-branco.
• Tropeços visíveis: aranhas fake ao lado de aranhas reais! "Tiro paintball" na cabeça dos zumbis, vindo de fora do quadro! Esguicho de água por trás da parede do porão! Warbeck não entendeu que é tiro-na-cabeça?!?

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈

"Vou atirar no peito de novo..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário