10 de março de 2019

O Mestre das Ilusões

Lord of Illusions (EUA, 1995)

Diret Clive Barker
Com Scott Bakula, Famke Janssen, Daniel Von Bargen, Kevin O'Connor, Joseph Latimore.

Lord of Illusions

A kind of magic! Terceira tentativa do escritor Clive Barker nas telas, depois do bem recebido Hellraiser e depois do desastroso Nightbreed. Barker tenta aqui uma trama de investigação na linha dos noir e repleto de tipos bizarros. O resultado é curioso na conjunção de ótimos elementos e situações, alternados a escorregões visíveis da produção!

A história é sobre o detetive Harry D'Amour, profissional ligado a casos sobrenaturais que, na caça a um suspeito, descobre uma série de mortes envolvendo ex-integrantes de um culto. Parece uma vingança contra os responsáveis pelo desaparecimento de Nix, líder dos fanáticos, que havia sido morto e enterrado por discordantes de seu poder. Mas Nix pode ressuscitar, bastando que seus seguidores encontrem o local em que seu corpo está retido. 

Barker então estrutura o filme como uma investigação acertando muito bem na narrativa e situações clássicas, como a luta nos bastidores depois do show, a morte de Swann diante do público, o envolvimento com a bela esposa do mágico (Famke Janssen, linda, maravilhosa). Tudo muito bem roteirizado e dirigido com precisão. Finalmente, no terço final, Nix retorna e o filme se entrega a levitações sobrenaturais completando a mistura de noir e terror. Pena que os tropeços atrapalhem um pouco, como os efeitos digitais muito ruins e o aspecto geral de "cenário filmado" em todas as suas internas. O elenco também não ajuda muito, especialmente Scott Bakula no papel principal. Com suas feições caricatas, Bakula lança uma visão diferenciada ao filme, que pode ser visto como uma "história em quadrinhos filmada"!

Barker repete seu gosto pelo bizarro de situações que contrastam o corriqueiro e as sádicas mutilações físicas que foram tão marcantes em Hellraiser. Mas Lord of Illusions ainda não foi "o filme" a transpor a bizarrice imaginativa do autor para o formato visual.

Resumindo: Lord of Illusions é bom, mas o texto de Barker é muito melhor!

• Melhor sequência: o show de Swann e a queda das espadas!
• Pior de tudo: horríveis efeitos digitais datados!
• Melhor de tudo: a trilha sonora de Simon Boswell!
• Melhor do melhor: Diamanda Galás faz efeitos de voz no filme!!!
• Na questão dos tropeções de produção (tão evidentes em Nightbreed) aqui temos as paredes de cenários balançando a cada luta e quando Nix cai no poço, dá até pra ver as bordas de pano balançando!!! Fala sério!

Black Phillip já sabia 🎩🎩🎩


Nenhum comentário:

Postar um comentário