15 de dezembro de 2018

The Corpse

The Corpse (Inglaterra, 1971)

Diret Viktor Ritelis
Com Michael Gough, Sharon Gurney, Yvonne Mitchell, Simon Gough.

The Corpse

Casos de família. Esquecido suspense inglês com o veterano Michael Gough fazendo um patriarca insano que submete sua família a rígidos códigos de conduta. Saiu da linha, Michael pune com surras de vara. A esposa faz a linha submissa e o casal de filhos aguenta como pode: Rupert segue alienadamente os negócios da família e Jane, por sua vez, é o principal foco de antagonismo. É a única a confrontar e questionar a situação. A tensão cresce até que mãe e filha se unem para dar um fim na situação e se livrar do patriarca-carrasco.

Com clara influência de As Diabólicas, este obscuro suspense desafia classificações e descrições. A rigor é mais um suspense inglês passado em casarão. Impressiona de imediato na insidiosa loucura que sutilmente vai caracterizando a primeira parte. Michael Gough sustenta exemplarmente bem essa demanda com sua figura austera e enigmática. Mas apesar da forma de roteiro bastante convencional, (especialmente depois de identificada a influência de As Diabólicas), a parte final não deixa pistas fáceis sobre as ocorrências. Quem está tapeando quem? O corpo que aparece e desaparece será chantagem de algum conhecido próximo? As dúvidas se acumulam até o enigmático final que extrapola o simples suspense para lançar questões sobrenaturais sobre tudo o que foi visto até então!

Pode ser um filme restrito a saudosistas do período, mas The Corpse tem mais virtudes do que se supõe em uma primeira vista: é exemplar em sua atmosfera, é muito bem conduzido em sua elegância rítmica e subverte toda a sua lógica de construção narrativa e formal no epílogo!

• Melhor momento: Michael reaparecendo no final na estranha montagem de inserts!
• Momento jump: o corpo dentro do engradado!
• Sharon Gurney também está em O Metrô da Morte.
• Único longa do diretor Ritelis, mais dedicado a séries de TV.
• O título americano, Crucible of Horror, lança confusão com Crucible of Terror do mesmo ano.
• Rupert é vivido por Simon Gough, filho de Michael na vida real e também casado com Sharon Gurney. Então The Corpse é realmente um caso de família.
• Michael Gough foi um dos mais reconhecidos coadjuvantes do cinema britânico. Do noir inglês dos anos 50, sua extensa carreira passou por clássicos do suspense nas décadas de 60 e 70 e marcou presença como o mordomo Alfred até nos filmes Batman dos anos 90!

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈


Michael Gough
Michael Gough (1916 - 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário