26 de dezembro de 2018

Zumbis na Neve

Dead Snow (Noruega, 2009)

Direct Tommy Wirkola
Com Vegar Hoel, Charlotte Frogner, Stig Frode Enriksen, Lasse Valdal. 

Dead Snow

Idiota sincero. Terror B simplinho e divertido por sua gratuidade. Olha só a story line: grupo de jovens em férias passa temporada em um chalé nas montanhas e é atacado por uma horda de zumbis nazistas. E é isso aí! Então no concept wooden-face que orienta a produção, temos a apresentação do grupo de jovens nas primeiras cenas, personagem misterioso que aparece do nada para explicar a trama aos 18 minutos e aos 27 minutos começa a ação com todas as referências sem disfarce (Evil Dead, Braindead, George Romero, oficial alemão chamado Herzog...).

E Dead Snow cativa justamente por sua cara-de-pau descompromissada, por assumir os efeitos de próteses "ao vivo", e principalmente por se entregar a farsa auto-referente ao cinema de terror. A cena do confronto na neve resume tudo, com Roy e Martin armados de moto-serra e marreta enfrentando o pelotão que vem correndo: um bando de zumbis-nazistas que tem mais é que virar carne moída mesmo. E o filme é isso, idiota, sincero e sem engôdos na postura de fan-film. Sua grande virtude é reviver (!) a linha dos zumbis nazistas de antigas produções como Shock Waves ou Zombie Lake. Simples, direto, sem frescura e que ainda se deu bem no retorno financeiro. 

Dead Snow

• Melhor cena: o coronel Herzog convoca o exército de mortos com seu grito!
• Cúmulo do absurdo: Vegard e um zumbi lutam no penhasco, pendurados em intestinos!
• Prótese hilária: Erlend tem sua cabeça aberta ao meio pelos zumbis na janela!


E Tommy Wirkola foi em frente. Dirigiu João e Maria: Caçadores de Bruxas e em 2014 voltou com Dead Snow 2 (agora eu tenho dinheiro) em um resultado de assumido esculacho, repleto de idiotices e muito melhor que o primeiro filme! O roteiro amplia ingredientes para dinamizar a narrativa: Martin volta, agora com um braço zumbi enxertado! Tem um trio de jovens nerds dispostos a provar suas teorias sobre zumbis para seu site e o pelotão nazi-dead tem finalmente a chance de finalizar sua missão de extermínio convertendo o máximo de habitantes locais em zumbis! A única chance de Martin reverter a situação é usar a energia de seu braço enxertado e ressuscitar um pelotão russo que havia sido fuzilado por Herzog!!!

Dead Snow 2 então desfila a maior série de absurdos fantasiosos já vistos desde Braindead em uma produção muito acima da anterior, visível imediatamente em sua qualidade fotográfica e uma boa trilha sonora. E utiliza todos os recursos de que dispõe: piada boa, piada ruim, escatologia, violência anárquica, personagens interessantes e momentos divertidos como a fuga pelo pântano, compondo um conjunto dinâmico que culmina em uma batalha campal entre os exércitos de mortos-vivos! Ideia ótima que poderia muito bem virar atração de eventos temáticos...

• Melhor upgrade: o tanque Tiger fazendo estragos e atropelando gente!
• Melhor zoeira: Martin esmaga o peito do garoto!
• Melhor cena: a matança dos habitantes.
• Melhor cena 2: o levante de soldados russos.
• Participação de Kristoffer Joner (Villmark) como o zumbi azarado que faz amizade com os heróis.
• Preparando a sequência: Martin resgata a namorada (morta no filme 1) e a cabeça de Herzog é encontrada no pós-créditos!

Dead Snow 1  Expectativa  ☃☃     Realidade ☃☃
Dead Snow 2  Expectativa  ☃☃     Realidade ☃☃☃☃


Levanta-te e morda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário