23 de dezembro de 2018

Incubus

Incubus (Canada, 1981)

Diret John Hough
Com John Cassavetes, John Ireland, Kerry Keane, Erin Noble, Helen Hughes, Duncan McIntosh.

Incubus

Errado por linhas certas! Estranho e mediano terror de um diretor consagrado. O jovem Tim é atormentado por terríveis pesadelos envolvendo sessões de tortura medieval. Criado pela avó e com seu passado imerso em mistérios, Tim começa a relacionar seus pesadelos às diversas mortes de garotas ocorridas na região. A cada sonho, um novo ataque ocorre. John Cassavetes é um doutor que atende os casos e investiga os misteriosos estupros envolvendo os pesadelos de Tim, até que o inevitável confronto com a dedicada vovó revelará o passado do jovem e as sociedades de bruxas que tiveram parte nas fundações da cidadezinha local.

Depois de algumas produções de suspense e mistério feitas para a Disney (Montanha Enfeitiçada, Watcher in the Woods), o diretor inglês John Hough tentou aqui uma volta ao terror que o havia consagrado em Twins of Evil e especialmente Legend of Hell House

Incubus é um daqueles casos em que um monte de coisas dá errado, muitos momentos se arrastam ou estão muito mal arranjados no conjunto, mas ainda assim o filme consegue prender a atenção do espectador. Um dos aspectos que ajuda muito para esse fim acaba sendo justamente a estranhíssima forma geral da obra que oscila entre a convencional narrativa óbvia associada a momentos que confrontam padrões estéticos ou de montagem. Só vendo pra entender. Se isso se deu por talento e intenção do diretor (o que é bem possível) ou ocorreu por acidente, acho que nunca saberemos. Fato é que o filme poderia ter sido um clássico, afinal sua direção e cuidados visuais são de primeira linha, ou poderia ter sido um fiasco completo. Do jeito que ficou entra para a galeria das "excentricidades formais" que no cinema fantástico e de terror podem ser toleradas sem maiores reclamações.

Ao alternar os ataques sangrentos às vitimas a momentos corriqueiros de banalidades românticas, as preocupações do doutor com sua filha (namorada de Tim) e conversas que antagonizam racionalidade e misticismo, o filme emprega uma receita única que de alguma forma funciona bem apesar de arrastada.

Incubus - John Cassavetes

E ainda temos Mr. Cassavetes com suas carrancas enigmáticas pelo filme todo, a beleza andrógina de Erin Noble e o veterano dos faroestes John Ireland, todos acrescentando um toque extra de esquisitice ao conjunto. E ao invés de explorar os conteúdos folclóricos sobre bruxas, cultos e incubus, o filme desenvolve um suspense de tensão subliminar entre personagens (o monstro só aparece em alguns flashes no final). Incubus está bem longe do que poderia ter sido. Erra feio ao tentar a estrutura clássica de construção e revelações, mas o resultado acaba sendo defensável enquanto esquisitice fílmica ao lado de outros casos famosos como A Sentinela dos Malditos ou Uma Filha Para o Diabo.

• Melhor morte: o fazendeiro xeretando o celeiro.
• Se tivesse dado certo poderia ter sido um filme com o porte de A Profecia!
• Destaque à ótima trilha sonora do eterno injustiçado Stanley Myers.
• Bruce Dickinson aparece em uma apresentação de rock!
• Baseado em livro de Ray Russell.

Expectativa 😈😈😈       Realidade 😈😈

"Não dá pra viver só de filme de arte..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário