19 de janeiro de 2021

As Filhas de Drácula

Twins of Evil (Inglaterra, 1971)

Diret John Hough
Com Peter Cushing, David Warbeck, Mary Collinson, Madeleine Collinson, Damien Thomas, Kathleen Byron, Dennis Price.

Twins of Evil


Peter Cushing é o cara! Nada a ver com Drácula: este é o terceiro filme da Trilogia Karnstein da Hammer, destacável como um dos melhores da produtora. Maria e Frieda são gêmeas e depois de ficarem órfãs, mudam-se para a casa dos tios, que assumem a guarda das jovens. E os problemas se revelam imediatamente: o tio conservador é líder de um grupo de caçadores de bruxas que supõe que seus métodos também servem para vampiros. Frieda tem seu lado rebelde que logo entrará em conflito com os modos rígidos do tio. Em pouco tempo ela atrairá o interesse do Conde Karnstein, um libertino, temido na região, que experimenta com ritos macabros em seu castelo.

Inevitavelmente, um interesse mutuo nascerá entre Frieda e o Conde, enquanto Cushing e seu bando seguem pela região executando jovens na fogueira. Finalmente o Conde consegue reviver Mircalla em seu sepulcro. Ela o converte em vampiro para que o Conde tenha acesso aos poderes malignos que ele tanto almeja. E cabe ao professor Hoffer (David Warbeck) trazer algum esclarecimento à situação, aos caçadores de bruxas e evitar mais mortes de inocentes. 

Dentro do habitual bom nível das produções da Hammer, este Twins of Evil é um filme de invejável dinâmica narrativa. Serviu mais ou menos como graduação para o diretor John Hough, que havia feito um thriller mediano (Sudden Terror/Eyewitness, 1970) e depois faria o clássico A Casa da Noite Eterna (1973). Aqui, sua direção é vigorosa e faz da tensão entre os personagens a principal força do filme. Mais ainda do que confrontar forças do bem e do mal, o filme joga com o interessante conflito entre o puritanismo de Cushing ("Que plumas são essas?", pergunta ele no encontro com as sobrinhas, repreendendo suas vestimentas) e a libertinagem do Conde Karnstein, que ofende sempre que pode a moral retrograda dos caçadores. No curioso embate de vilão x vilão, salta a figura racional e erudita do professor Hoffer como contraponto heroico. E acima de todos brilha a força cênica de Peter Cushing em um de seus melhores momentos, assombrando o filme em sua obstinação cega que gera pânico e medo na comunidade tanto quanto qualquer vampiro. 

Peter Wilton Cushing (1913-1994)

• Melhor cena: Mircalla saindo da tumba!
• Melhor efeito: uma ótima cena de decapitação!
Vampire Lovers (1970) e Lust For a Vampire (1971), são os filmes anteriores da Trilogia Karnstein.
• Além da participação neste filme, o fato mais notável na carreira das gêmeas Collinson é que foram playmates na Playboy em 1970.
Twins of Evil nunca foi muito citado por aqui, apesar de ter tido uma disponibilidade razoável em nosso mercado: teve cópia VHS pela Zircon/VTI e teve DVD da London/Works.
• Mais John Hough em Incubus.

Black Phillip já sabia 🧛🧛🧛🧛

Twins of Evil
... só conferindo a etiqueta da Karsten...




Twins of Evil

Nenhum comentário:

Postar um comentário