14 de janeiro de 2021

A Caçada

The Rover (Austrália, 2014)

Diret David Michôd
Com Guy Pearce, Robert Pattinson, Scott McNairy, Tawanda Manyimo, David Field, Gillian Jones, Richard Green.

The Rover


Ozploitation de arte? Alternativo suspense de estrada em co-produção EUA-Austrália. Em uma ambientação pós-breakdown, como diz a abertura, e filmado nos infernais desertos australianos, é quase impossível não ver a variante entre neo-faroeste e aventura de apocalipse no drama de Guy Pearce, uma sujeito à deriva em espeluncas de estrada que tem seu carro roubado por assaltantes em fuga.

Ao encontrar o irmão do líder da gangue, ferido e deixado para trás, Pearce tem sua chance de rastrear a quadrilha. Por algum motivo inconfessável ele vai obstinadamente – o filme todo – atrás de seu carro roubado e seu trajeto é uma viagem por postos devastados, e personagens loucos em um mundo pós-civilização. A rigor, The Rover é um drama, mas a situação geral resvala no surreal pela insistência nos desertos, confrontos sumários à bala, personagens em uma situação limite entre vida e morte e uma narrativa doentia em sua suspensão e lentidão dramática que prescinde de elementos pop: evita a ação e a perseguição inicial cede espaço ao existencial e significativo.

A Austrália ainda é o melhor fim-de-mundo...

Dirigido com determinação, The Rover coloca seu conceito acima de qualquer outra necessidade cinematográfica e se insere na categoria weird. Curiosamente seu resultado íntegro o afasta da mera pretensão a cult, ou um seguidor da cartilha Tarantino e se destaca como um drama delirante que só deve justificativa a si mesmo. No elenco, Guy Pearce repete seu tipo esquisitão e Robert Pattinson se destaca como o marginal deficiente mental. O resto é poeira de estrada e moscas....

• Marrento obstinado: Pearce desencalha o carro trombado e pega a estrada atrás dos bandidos.
• Definindo a bizarrice: conversa com a avó sob a mira da arma!
• Cara de faroeste: os carros chegando na casa da enfermeira.
• Respiração suspensa: Pearce encontra a quadrilha dormindo! 
• Puta susto: negociando com o anão.
• Coadjuvantes notáveis: moscas!

Expectativa 🚙🚙        Realidade 🚙🚙🚙🚙

The Rover
Só John Wick me compreende....

Nenhum comentário:

Postar um comentário