31 de janeiro de 2021

Amigo Imaginário - se cuida Stephen King......

Amigo Imaginário


Essa é sua ultima chance. Eu preciso de um dia de neve para terminar a casa na árvore. Então é melhor você fazer nevar, ou eu juro que nunca mais vou acreditar em você.

Amigo Imaginário é uma obra grandiosa em cultura pop que ultrapassa Stephen King e Neil Gaiman! Exagero? Bem, exagero é o ingrediente básico da história sobre a aventura (dramática) de Christopher, uma garoto de sete anos que se muda junto da mãe para uma nova cidade. Ela foge de um relacionamento tumultuoso com um companheiro beberrão e agressivo. Depois do falecimento de seu primeiro marido a pobre mãe de Christopher não tem um momento de estabilidade. E nesse novo local de recomeço, em uma cidadezinha na Pensilvânia, as coisas vão continuar sendo difíceis: Christopher sofre na nova escola por sua dislexia na leitura e bullying das crianças da sala de aula. Até que um dia ele se perde no misterioso bosque Mission Street por seis dias! Ao ser reencontrado ele diz que foi auxiliado pelo que chama de "moço bonzinho", alguém que o levou para fora do bosque. Curiosamente a dislexia do jovem parece ter desaparecido, suas notas em matemática melhoram e sua mãe arruma emprego, e até ganha na loteria! Mas as novas capacidades de Christopher trarão problemas. [Eu fiz o passarinho voltar a viver. Aquilo fez o meu nariz sangrar bastante. Fiquei morrendo de medo. Porque eu sei que poder no lado imaginário significa dor no lado real.]

Seu contato com o moço bonzinho o leva a acreditar que precisa construir uma casa na árvore, justamente no misterioso bosque, antes do Natal, uma data limite para algo misterioso a acontecer. [Porque a guerra estava próxima e os mocinhos precisavam vencê-la.] E Christopher, auxiliado por colegas da classe, se empenha na construção da casa que poderá funcionar como um ponto de entrada no "mundo imaginário"! [O moço bonzinho disse que à noite é quando o mundo imaginário acorda. E aí a coisa fica realmente assustadora.]

E a narrativa segue em um crescente de suspense e entrada de novos personagens em uma saborosa leitura repleta de detalhes íntimos da vida de cada personagem. O resultado é um romance de rara capacidade imersiva e que faz a passagem da vida corriqueira de seus personagens para o terreno do sobrenatural de forma lenta, como um bordado de detalhes macabros que vão se inserindo sorrateiramente. Mas isso também funciona contra o romance de forma acumulativa. Quando a narrativa precisa acelerar e concluir, os detalhes (necessários sem dúvida, na consistência) atrapalham o andamento. 

Infelizmente, o que seria a maior virtude da obra (seu detalhismo obsessivo) acaba pesando contra ela: o excesso de revelações, de dramas individuais, de situações limite, de reviravoltas, de delírios, de tramas e subtramas, acaba saturando a leitura em sua intenção ao épico. Conduz a um clímax de 200 páginas que conduz a outro clímax de 100 páginas! E as implicações cristãs também não ajudam nada e quase desqualificam a obra... Mas, seja como for, seja do tamanho que for, Amigo Imaginário, composto por capítulos rápidos e leitura fácil, é um dos grandes romances fantásticos da atualidade.

• Stephen Chbosky é autor, diretor e roteirista. Ele é famoso pela adaptação para o cinema de seu livro de estreia, As Vantagens de Ser Invisível. É coautor do roteiro da adaptação em live-action de A Bela e a Fera, da Disney, assim como da adaptação de Extraordinário, de R. J. Palacio, além de tê-lo dirigido. Amigo Imaginário é seu segundo livro.

🌳
Leitura Radical
Excessivo em detalhes e situações

Leitura Passional
Épico de terror
_____________________

Amigo Imaginário

Imaginary Friend, Stephen Chbosky, 2019
Editora Record, Rio de Janeiro, RJ, 2020
768 páginas

Amigo Imaginário

Nenhum comentário:

Postar um comentário