6 de fevereiro de 2021

O Estigma de Satanás

Blood in Satan's Claw (Inglaterra, 1971)

Diret Piers Haggard
Com Patrick Wymark, Linda Hayden, Barry Andrews, Michele Dotrice, Wendy Padbury, Anthony Hainley.

Blood in Satan's Claw


Pérola desvirtuada! Ótimo terror satanista em produção da Tigon, para fãs de filmes esquisitões, não necessariamente bons, nem necessariamente ruins. Ambientado no século XVII, conta sobre as ameaças malignas que assolam uma aldeia. Jovens do coral religioso se mostram cada vez mais atraídos por encontros secretos na floresta e as investigações pelo juiz local (Patrick Wymark) revelam um culto satânico atuando.

Dentro da boa média da época e do cinema inglês, este Blood in Satan's Claw destaca-se pela forma inusitada de sua estrutura narrativa. Arriscando situações paralelas na conjunção de um painel das ameaças atuando na aldeia, o filme troca de situações como episódios intercalados. O jovem Peter leva sua noiva para a casa da tia e a jovem enlouquece na primeira noite de sono no sótão da casa. O fazendeiro Ralph descobre restos humanos no campo e os adolescentes brincando no local parecem ser facilmente possuídos ao  recolher objetos encontrados. A jovem Angel tenta seduzir o padre após as aulas no coral da igreja. E as autoridades são facilmente manipuláveis com mentiras.

Blood in Satan's Claw

Imediatamente notável é a qualidade fotográfica na autenticidade de época e a inventividade de ângulos e aproximações, como os closes dos olhos de Angel como um inserção. Mas a qualidade maior do filme se dá pela sequência de situações estranhas e ousadias: a jovem noiva, quando resgatada do sótão, tem sua mão transformada em uma garra. Peter investiga e descobre uma possível entidade presa nos assoalhos do sótão e decepa a própria mão em um delírio. O estupro de uma jovem camponesa em um ritual coletivo. As brincadeiras dos jovens que sempre terminam em violência. Nu frontal de Angel (Linda Hayden) na cena de sedução do padre. A remoção detalhista da pele da perna de uma jovem possuída.

Se tivesse um final mais intenso e melhor construído, Blood in Satan's Claw teria facilmente se situado historicamente como um dos grandes filmes de horror do cinema inglês. Mas vale ser redescoberto como uma das excentricidades cult do período.

• Inusitado: a figura do Diabo como uma entidade grotesca, sem potência ou chifres!
• Nojinho: as possessões fazem crescer tufos de pelo negro pelo corpo dos possuídos!
• Titulo alternativo: Satan's Skin.

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

Blood in Satan's Claw

Patrick Wymark
Patrick Wymark [1920-1970]

Nenhum comentário:

Postar um comentário