11 de fevereiro de 2021

Saint Maud

Saint Maud (Inglaterra, 2019)

Diret Rose Glass
Com Morfydd Clark, Jennifer Ehle, Lily Frazer, Lily Knight, Turlough Convery.

Saint Maud


Fake conveniências. Drama de horror de uma diretora estreante. Maud é uma jovem reclusa e desajustada que encontra trabalho como enfermeira e cuidadora de doentes. Ao conhecer Amanda, uma ex-coreógrafa e dançarina agora sofrendo de esclerose muscular, dedica-se incondicionalmente a seus cuidados. E a dedicação de Maud também inclui a salvação da alma da doente por meio de adoração espiritual. Rapidamente um atrito de temperamentos de delineia. O conflito entre as duas é inevitável, especialmente quando Maud começa a interferir em questões pessoais de Amanda, suas amizades, hábitos e crenças.

Com uma história que evolui linearmente, a grande virtude de Saint Maud é a direção precisa em dimensionar a reclusão doentia da protagonista. Quando seu estado de alienação, desregrado e destrutivo, encontra a adoração espiritual como fuga, Maud se entrega obstinadamente à crença. E quando Amanda, em sua erudição e amargura, rompe relações com sua protetora, Maud retorna a vida de vícios e insatisfações. Retorna a sua insuportável realidade.

Entre visões idealizadas da protagonista e a realidade degenerada de sua vida, o filme lança uma leitura cruel das bases sobre as quais a fé se constrói. Saint Maud assume a polêmica na análise psicológica e comportamental de sua protagonista em um trabalho de tensão psicológica interna na qual as visões fantásticas, e até a aterradora voz divina que se pronuncia em um momento, são óbvias e medíocres conveniências consequentes do estado mental de Maud. Pode desagradar a quem procura por "filme de terror" enquanto ação sangrenta, mas é um "drama fantástico" imprescindível e oportuno estudo de comportamento. Tomara que gere muita polêmica.

• Surpresa inesperada: Maud levita!
• Primeiro longa da diretora Rose Glass. Que venham outros!

Expectativa 👼👼      Realidade 👼👼👼👼

Saint Maud

Nenhum comentário:

Postar um comentário