17 de fevereiro de 2021

O Mensageiro do Último Dia

The Empty Man (EUA, 2020)

Diret David Prior
Com James Badge Dale, Sasha Frolova, Marin Ireland, Ron Canada, Stephen Root, Robert Aramayo.

The Empty Man


Pop sofisticado. Eficiente thriller e terror na primeira direção do documentarista David Prior. Conta a aventura de James Lasombra (Lasombra?!), um ex-policial, recluso e de vida social neutra que se empenha em desvendar o desaparecimento da jovem Amanda, filha de sua ex-namorada. A garota parece ter ingressado em um "coaching espiritual" e está desaparecida, para surpresa da mãe e da polícia. Quando os amigos de Amanda aparecem mortos, depois de invocarem uma entidade, James inicia a busca pela jovem e se infiltra na Pontifex, empresa que oferece os treinos em expansão de consciência e espiritualidade.

Partindo de dois elementos sempre interessantes na cultura pop como cultos alternativos e sociedades secretas de dominação, The Empty Man faz da investigação do ex-policial a linha narrativa do filme. Em ritmo pausado, apreensivo e com bastante margem aos dramas pessoais e os traumas de James, revelados em flashes, o filme não tem pressa, não opta pela narrativa em surto de adrenalina e justamente por isso envolve muito bem em suas duas horas e dez minutos. 

Baseado em uma Graphic Novel de mesmo nome, o filme integra um pouco de elementos diversos, como conjunção cósmica, realidades paralelas, lapsos temporais, sociedades secretas e satisfaz plenamente no entretenimento macabro a que se propõe. E a direção conduz com tanta propriedade que dispensa os ingredientes do cinema-pipoca na jornada de James à compreensão do empty man e, consequentemente, em aproximação a ele. Assim, o filme não abusa de jumps idiotas, excessos escatológicos ou violência, para compor um grande show atmosférico de sugestão e mistério. Elegante e totalmente atmosférico, The Empty Man pode acabar reconhecido como um dos mais divertidos filmes do pop-fantástico moderno.

The Empty Man

Cotação Mojica
• Show de design conceitual: o esqueleto na abertura.
• Pavoroso: o ursinho velho.
• Melhor suspense: o culto em volta da fogueira.
• Como em toda obra pop contemporânea, o filme faz lembrar de outros trabalhos, no caso, The Wicker Man e Coração Satânico saltam como referências imediatas.

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈

The Empty Man

Nenhum comentário:

Postar um comentário