1 de fevereiro de 2023

Coração Satânico

Angel Heart (EUA, 1987)

Diret Alan Parker
Com Mickey Rourke, Robert De Niro, Lisa Bonet, Charlotte Rampling, Brownie McGhee, Michael Higgins, Dann Floreck.

Coração Satânico

Aflição de galinhas. Um dos melhores dos anos 80 e possivelmente o melhor momento do diretor Alan Parker. Em um período em que os filmes de horror eram dominados popularmente pelas simplórias matanças do slasher, ou por uma profusão de efeitos fotográficos, Angel Heart surpreendeu em sua abordagem madura que em nada apelava ao mercado pop-juvenil. Talvez por isso não tenha tido a repercussão merecida em seu momento. Apesar da boa acolhida em nossos cinemas, não consta o sucesso imediato no seu mercado natal, até por causa da concorrência de blockbusters como Máquina Mortífera, no mesmo ano (trivia IMDB). Mas o filme aguardou os anos seguintes para construir sua merecida fama cult.

Baseado no livro que fez o nome de William Hjortsberg, conta a aventura do detetive Harry Angel (Rourke), contratado por advogados à serviço da figura excêntrica de Louis Cypher (De Niro), para descobrir o paradeiro do cantor Johnny Favorite, desaparecido no fim da guerra. Uma missão à princípio simples para Angel, um profissional mais dedicado a casos leves e distante de perigo físico. Mas Johnny esteve envolvido com rituais macabros e o detetive enfrentará situações assustadoras envolvendo rituais, assassinatos, ocultismo, trocas de identidade e uma dívida que pode lhe custar caro!

Perfeito nos mínimos detalhes, Angel Heart é aquele tipo de filme que não envelhece. Com uma produção viçosa a cada cena e exemplar domínio narrativo, o filme se beneficiou de todas as virtudes possíveis para sua constituição. A atuação de De Niro, em poucos momentos em cena, foi votada como uma das melhores personificações do Diabo no cinema e Mickey Rourke está em seu melhor momento como o detetive covardão que se incomoda com galinhas e acaba por se mostrar um bad guy no decorrer dos acontecimentos.

Coração Satânico

Narrado como uma clássica aventura de investigação, Angel Heart é entrecortado por flashes de realidade paralela (memórias?) e enigmas que ficarão aguardando o final surpresa. Entre as muitas pistas, sugestões e relações, temos a estrela no anel de Louis é igual à estrela do medalhão de Charlotte Rampling. Angel está geralmente trafegando em desníveis e escadas e está sempre desalinhado, com roupas que parecem de outro. Os espelhos também sugerem desdobramento, duplicação de personagem. Negociar sucesso com o Diabo é lenda recorrente na cultura popular. Algumas pás de ventiladores parecem navalhas. Aliás, ventiladores assombram o filme como referências à sala onde o ritual de Johnny Favorite foi feito! Aliás 2: ventiladores e contraluzes foram um cânon estético (para não dizer clichê) nos anos 80!

• Basicamente: ventiladores são cortes para o passado e elevadores são antevisões!
• A figura de bengala que atravessa o beco, na abertura, provavelmente é Louis. Também ele precisou de um corpo para fazer o trajeto entre os vivos?...
• Excesso macabro: Angel encontra um coração arrancado sobre a mesa!
• Na cena de sexo, cortes rápidos sugerem a morte do advogado Winesap, antevisões do inferno e a mutilação genital, reduzida a frações de segundo!
• A polêmica cena de sexo parece se estender mais do que o necessário. Seriam duas ocasiões distintas somadas na mesma sequência? (quando os policiais aparecem, a garota está bem!)
• Referência: a misteriosa fachada do prédio remete à capa de Phisical Graffiti! (forcei?...)
• Alan Parker (1944-2020) fez em seguida o aclamado Mississippi Burning e entrou em uma espécie de recesso temático, apesar de se manter sempre com filmes acima da média.

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈

Coração Satânico
O que é, o que é? Não tem botão de "sobe"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário