28 de janeiro de 2023

White Zombie

White Zombie (EUA, 1932)

Diret Victor Halperin
Com Bela Lugosi, Madge Bellamy, John Harron, Robert Frazer, Joseph Cawthorn, Brandon Hurst, Frederick Peters.

White Zombie

Walk pioneiro. Junto ao Cesare de Gabinete do Dr Caligari, este foi um dos pioneiros filmes a usar a figura do living dead. Madeline e Neil estão em visita a Lord Beaumont, um rico senhor de terras no Haiti, onde se casarão. Mas Beaumont corteja a jovem Madeline e com a ajuda de Legendre, um feiticeiro local, interfere no matrimônio. Dada como morta, Madeleine é retirada de sua cripta e passa a viver como uma zumbi nas instalações do feiticeiro.

Atmosférico e de narrativa enxuta, White Zombie é um dos grandes de sua época devido ao encantamento visual que proporciona. Os cenários e os efeitos matte paint são clássicos nostálgicos e a sucessão de episódios acelera a narrativa. Só peca pelos silêncios e os trechos de música clássica rapsódica que pouco acrescentam dramaticamente. Uma característica habitual à época e que viria a se corrigir com King Kong no ano seguinte, inaugurando a era de trilhas musicais que comentavam a ação de modo mais direto e participativo.

White Zombie

Repleto de cenas esteticamente macabras, como velhas gravuras, e contando com um dos bons momentos de Bela Lugosi (sempre repetindo seu Drácula), o filme é rico de invenções visuais que dinamizam e temperam sua duração curtinha (só 67 minutos!). A curiosidade maior é que a narrativa fica em algum lugar entre a solenidade e lentidão de subentendimentos e ações ligeiras que antecipam dinâmicas futuras em um conjunto que surpreende até pelas esquisitices técnicas com as bizarras cortinas de corte de cena e enquadramentos incomuns. O bom resultado deu continuidade aos personagens zumbis em outros títulos como Revolt of the Zombies, I Walked With a Zombie e Revenge of the Zombies, sempre repetindo os zumbis apáticos que obedeciam seu senhor, uma tradição que durou até que George Romero lançasse os mortos-vivos canibais em seu clássico de 1968.

• Um dos filmes preferidos pelo próprio Bela Lugosi.
• Traição: Beaumont descobre que tomou uma gota do elixir venenoso!
• Macabro: os olhos de Lugosi em close, dominando a cena!
• Morbidez: Lionel entra na cripta e descobre que o corpo de Madeline foi levado.
• Sonho de consumo: o castelo de Lugosi, no alto do penhasco.
 
Expectativa 🧟🧟      Realidade 🧟🧟🧟

White Zombie

Nenhum comentário:

Postar um comentário