5 de janeiro de 2023

You Should Have Left

You Should Have Left (EUA, 2020)

Diret David Koepp
Com Kevin Bacon, Avery Tiiu Essex, Amanda Seyfried, Colin Blumenau.

You Should Have Left

Slow Freeze. Terror elegante que busca alternativa estética e emocional aos surtos de histeria habituais. O melhor de tudo é a opção estética que busca atmosferas sombrias em ambientes de arquitetura moderna. Conta o drama de Theo (Kevin Bacon), figura misteriosa, mas bem sucedido e casado com uma atriz bem mais jovem do que ele. Theo aluga um casarão de campo no interior de Gales para uma temporada com Susana, sua esposa e a filha Ella, mas a construção tem um passado sombrio, assim como Theo, e logo silhuetas espectrais começam a marcar presença.

Os desentendimentos entre o casal começam a minar a estabilidade assim como a perturbar a pequena Ella. E quando Susana parte, depois de uma briga, as ameaças sobre a pequena Ella se acentuam. Theo começa a confundir pesadelos com realidade e descobrir passagens impossíveis na arquitetura da casa. Entre corredores e portas misteriosas, a moderníssima casa de campo parece um labirinto espacial e quando Ella desaparece em uma simples passagem entre cômodos, o passado sombrio de Theo e o suposto assassinato de sua antiga esposa vêm à tona.

You Should Have Left é uma fantasia de suspense, estilizado na direção de arte e que não pretende o entretenimento em nível cinema-pipoca. Chega mesmo a arriscar chatear o espectador com sua lentidão construtiva e demora em se entregar à pancadaria, o que só vai acontecer no epílogo depois do desaparecimento de Ella pelos labirintos dimensionais da casa. O resultado é um filme no meio do caminho entre aprofundamentos psicológicos (que resultam rasos) e o entretenimento em simplicidade sleazy. O diferencial imediato é o design modernista da casa e as tentativas de criar atmosfera gótica em seu interior asséptico. Agora a eficiência em criar desorientação pelos corredores e passagens entre cômodos é muito bem dirigida e perturbadora. Quando Ella desaparece e Theo surta em sua procura, somos levados a uma corrida sombria entre corredores duvidosos, armários, porões, desníveis, luzes e sombras.

You Should Have Left

Se o filme sofre um pouco com a direção meio capenga, ao menos se sustenta com o sempre bom Kevin Bacon (que também é produtor) e especialmente a jovem Avery Tiiu Essex, dando show como a pequena Ella, roubando a cena quando aparece. Evitando jumps e compondo sua narrativa em moderação e silêncio, You Should Have Left vai agradar modestamente, longe da competição, dispensando a histeria e propondo mistério mais do que adrenalina.

• Melhor cena: a citada busca por Ella entre corredores e porões.
• Demencial: ciclos repetidos na vida de Theo!
• Preocupante: Ella projeta sombras na parede e um vulto aparece.
• Veja mais David Koepp em Stir of Echoes (também com Kevin Bacon) e Janela Secreta.

Expectativa 🏠🏠         Realidade 🏠🏠🏠

You Should Have Left

Nenhum comentário:

Postar um comentário