19 de janeiro de 2023

Fome Animal

Braindead (Nova Zelândia, 1992)

Diret Peter Jackson
Com Timothy Balme, Diana Peñalver, Elizabeth Moody, Ian Watkin, Brenda Kendall, Stuart Devenie, Jed Brophy.

Braindead


Lionel, sua mãe comeu o meu cachorro!

Melhor filme do mundo. Clássico do terror-escracho que extrapolou todos os limites em sua maratona de absurdos em progressão. Depois dos experimentais Bad Taste e Meet the Feebles, Peter Jackson se empenhou nesta produção de maior porte, tanto financeiro quanto técnico. O resultado projetou seu nome internacionalmente como o mais bem sucedido empreendedor em cinema alternativo.

Ambientado nos anos 50, e tomando como base o folclore mortos-vivos, o filme conta os tormentos do jovem Lionel nos cuidados de sua mãe opressora. Lionel conhece a imigrante Paquita e um simples passeio de visita ao zoológico torna-se um problema quando a mãe é mordida por uma espécie rara de macaco e desencadeia uma epidemia entre os habitantes. Nas tentativas de ocultar a situação de demais moradores, Lionel verá sua casa se transformar em uma incubadora de zumbis! Até descobrir as verdades sobre o passado da mãe e o falecimento de seu pai.

Antes da cultura digital ter facilitado o advento dos fãs, idólatras, diletantes, Peter Jackson já fazia fan-film! E antes das facilidades assépticas da produção digital, Braindead é um assombro de efeitos "ao vivo" e próteses funcionais. Isso para não falar da cara-de-pau artística em registrar o mais sangrento filme jamais feito, e "sangrento" aqui nem é eufemismo para violência ou escatologia. A profusão de sangue na segunda metade do filme é algo que ultrapassa as medidas, a insolência, a falta-de-noção, em um inesquecível e insuperável pastelão de horror.

Alinhando sequências como episódios, o roteiro vai acumulando personagens para o apoteótico-hilário-demencial terço final da aventura. Então juntando o tio inescrupuloso, a enfermeira que cuidava da mãe, um bad boy marginal e um padre lutador de karatê, e somando-os aos convidados de uma festa, o filme escala para uma insana maratona de efeitos e ideias na escola Sam Raimi de frenesi narrativo!


Peter Jackson partiu para projetos diferenciados e tecnicamente mais bem acabados como Almas Gêmeas e o igualmente dinâmico Frighteners, e se consagrou além do circuito alternativo com a trilogia O Senhor dos Anéis, mas jamais foi tão divertido e inventivo quanto nesta molecagem sangrenta. 

• Melhor cena: o prólogo, Sengaya!!!
• Melhor personagem: o padre lutador! "I kick asses for the Lord!"
• Melhor nojinho: a ferida espirrando no mingau!
• Peter Jackson participa como o assistente embalsamador.
• Forrest Ackerman, o pioneiro ativista da cultura trash-alternativa, participa como o homem que fotografa no zoo.
• 300 litros de sangue falso foram usados na sequência final (trivia IMDB)

Black Phillip já sabia 👿👿👿👿👿

Braindead


Nenhum comentário:

Postar um comentário