9 de fevereiro de 2021

O 3º Andar, Terror na Rua Malasaña

Malasaña 32 (Espanha, 2020)

Diret Alberto Pintó
Com Begoña Vargas, Iván Marcos, Bea Segura, Iván Renedo, Sergio Castellanos, Concha Velasco, Maria Bellesteros.

Malasaña 32


Retrô e tradição. Terror de casa assombrada muito eficiente e que remete a inúmeros outros filmes de assombração. Mas esse é seu ponto forte. Baseado em fatos reais ocorridos na década de 70, conta a aventura de Amparo, seu marido Manolo, e os três filhos, de idades e casamentos diferentes. O grupo abandona seu vilarejo e muda-se para Madri na esperança de uma vida financeiramente melhor, mas o apartamento que encontram parece estar assombrado! Assim como a dependência ao lado, abandonada por muitos anos. E logo o sonho da cidade grande se mostra um pesadelo de desentendimento familiar e confronto com o espírito.

Sem maior pretensão além de contar uma história de fantasmas, Malasaña 32 retém a atenção do começo ao fim em um jogo visual impecável. Também não perde tempo com embromações e logo o pequeno Rafael, irá desaparecer nas dependências do apartamento adjacente ao ser contatado pelo espírito que ali habita. 

Dosando a voltagem dos dramas pessoais, conflitos com os filhos de casamentos anteriores e a ameaça espiritual, o filme segue elegante em sua foto decrépita usando muito bem os ambientes velhos do prédio e recorrendo a truques muito bons para criação de medo, como o espírito refletido na tela da TV, ou a visão "filtrada" pelo vidro verde da porta da cozinha. E até mesmo os jumps são discretos e adequados à atmosfera de apreensão. Atmosfera essa que é reforçada em situações paralelas como a rica senhora e sua filha cadeirante, a visita à velha moradora do apartamento e a comunicação por bilhetes do filho Pepe com uma misteriosa moradora do apartamento em frente. Também é muito interessante que as aparições e ataques não se restrinjam a situações individuais e logo a constatação da ameaça espiritual será vivenciada coletivamente pela família. 

Sem pretender inovar, Malasaña 32 cumpre plenamente sua função de entreter em modo macabro e reforça a carreira do diretor catalão Alberto Pintó no fantástico espanhol. 

• Referência: Rafael diante da TV é clara citação de Poltergeist.
• Caracterização medonha: a cadeirante Lola possuída!
• Momento nojinho: os gatos comendo vísceras.
• Uma chance para ver Javier Botet (REC, Mama) de cara limpa como o corretor que negocia o apartamento com a família. Para manter a tradição, Botet também faz a anciã que assombra os apartamentos.
• A conferir do mesmo diretor: Asylum.

Expectativa 😈😈😈     Realidade 😈😈😈

Malasaña 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário